Faça Você Mesmo – Queimou? 5 maneiras de reaproveitar lâmpadas usadas!
6 de novembro de 2018
IPREDE une estilistas para lançar coleção social no Bazar La Boutique
6 de novembro de 2018

10 dicas para não errar na escolha da carreira certa

É comum ter bastante dúvida quando o assunto é: qual a profissão devo seguir? Receios como “será que essa é a carreira ideal?” ou “será que vou gostar dessa profissão?” também são frequentes quando o assunto é mudança na área profissional.

Por essa razão, o Pátio Hype separou 10 dicas para fazer com que esse processo seja mais fácil e a decisão tenha mais chances de ser a certa. Desliza um pouco mais e vamos lá!

1.A decisão é somente sua

O primeiro passo é escolher a sua carreira com base no que você deseja para o seu futuro e não porque a maior parte da sua família segue o caminho de uma carreira específica ou porque falaram que o salário é bom. Escutar conselhos e opiniões é ótimo, mas a decisão final deve ser sua e não para agradar alguém, combinado?

2.Sua decisão de agora não precisa ser para sempre

Se o pensamento de escolher a sua carreira o deixa apreensivo por pensar que não poderá mudar de profissão, chegou a hora de deixar de lado esse pensamento. Mudanças acontecem e são ainda mais comuns quando trata-se da vida profissional. Portanto, tenha em mente de que a decisão de hoje, pode ser repensada no futuro, dessa forma você ficará mais tranquilo.

3.Do que você gosta?

O autoconhecimento é indispensável para ir pelo caminho certo. O primeiro passo é saber o que você gosta de fazer. Faça uma lista com tudo o que lhe desperta o interesse, além de seus passatempos e assuntos preferidos. Por fim, liste por relevância e será mais fácil para identificar.

4.O que você saber fazer bem?

É um ótimo ouvinte? Lida facilmente com números? Encontra soluções rápidas e criativas? Reflita sobre os seus pontos fortes e se não conseguir, converse com as pessoas mais próximas a você, como a família e os amigos. Faça uma lista de todas as habilidades citadas e assim você terá mais pistas para chegar até a carreira certa.

5.Personalidade

Como você se define quando o assunto é a sua personalidade? Tímido, comunicativo, adora fazer planejamentos ou não vê problemas quando surgem imprevistos? Assim como as habilidades, é ideal fazer uma lista com os principais traços da sua personalidade.

6.Faça um teste vocacional

Os testes vocacionais oferecem a oportunidade de descobrir qual a área do conhecimento você tem mais afinidade, outros disponibilizam as diversas carreiras possíveis a partir das suas respostas. O mais legal é que de acordo com o teste você pode conferir dicas de áreas e carreiras com as quais se identifica. Mas vale ressaltar, não é algo definitivo e sim apenas mais uma opção para ajudar na sua escolha.

7.Se possível, busque por orientação profissional

A orientação profissional ou vocacional é um procedimento desenvolvido e realizado por profissionais especializados em psicologia. A orientação vocacional é como se fosse um guia para períodos de escolha ou mudança de carreira e pode ser feita em grupo ou individualmente. Você pode fazer em clínicas particulares e profissionais ou em universidades que oferecem o serviço gratuitamente.

8.Pesquise sobre a sua escolha 

Identificou a profissão que pretende seguir? O passo seguinte é pesquisar sobre a carreira, qual o tipo de curso, licenciatura, tecnológico ou bacharelado, do mesmo modo como está o mercado de trabalho, favorável, saturado ou estável. Outras alternativas de pesquisa são as áreas de atuação, quais empresas, onde estão as melhores vagas, entre outros.

9.Converse com profissionais do mercado

Ao decidir algumas das possibilidades, converse com profissionais que já estão exercendo a profissão. Dessa forma, você poderá afinar as expectativas, destacando aspectos positivos e negativos na rotina da profissão. Se não for possível conversar com algum profissional, leia bastante notícias, sites especializados e fique atento as novidades sobre o tema.

10.Visite algumas universidades

Ao ir conhecer as faculdades, você poderá saber o que é estudado durante o curso, como são as aulas, quais são as exigências e desafios dos alunos, bater um papo com os coordenadores e até com os professores, além de poder escolher a melhor universidade para fazer a graduação.

Gostou das dicas para escolher a carreira certa? Compartilhe com o Pátio Hype: qual o seu maior receio ou dúvida? É só comentar logo abaixo!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *