Kitanda no Dragão
2 de junho de 2017
Dica do dia – Bolsa Pravia na Kipling do OFF Outlet!
5 de junho de 2017

 

Hoje (05) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente! E a verdade é que sustentabilidade, reciclagem e outros termos ligados à preservação do meio ambiente parecem estar na moda, não é mesmo? Mas também, pudera, com o nosso planeta sendo degradado dia após dia pelos diversos extrativismos, preocupar-se com o futuro dos recursos naturais é algo muito importante. Não é a toa que o assunto serviu de pano para manga em muitos documentários e filmes sobre o meio ambiente.

Mas até que ponto nós realmente paramos para pensar em nossa natureza e no que podemos fazer por ela diariamente? Que tal então unir o útil ao agradável e conhecer um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta enquanto assiste a um bom filme? Confira uma listinha bem bacana com dez ótimos filmes sobre o meio ambiente. Vem ver!

 


10 – Os Simpsons
Para começar, um filme para aqueles que pensam que filmes sobre o meio ambiente são sempre documentários chatos e sem graça. Para quem não lembra, toda a confusão na cidade de Springfield começa por que uma lagoa já estava bem poluída e o Homer vai lá e só piora a coisa. Uma ótima forma descontraída de pensar em como jogar o lixo de qualquer jeito na natureza pode trazer consequências terríveis…


09 – Rio
Uma forma leve de ensinar às crianças os cuidados que devemos ter com os animais. O mote principal do filme é o contrabando de aves raras e seu processo de extinção, algo que infelizmente é muito comum em nosso país com pássaros tão bonitos. É uma forma de aprender a não comprar animais de traficantes e combater este tipo de crime.


08 – O Dia Depois do Amanhã
Praticamente um clássico da “Temperatura Quente”, na verdade é um dos filmes sobre o meio ambiente em que as consequências do aquecimento global são levadas ao extremo. As variações climáticas são tantas que o mundo entra em uma nova era glacial. E tudo por que ninguém ligou para o aumento do buraco na camada de ozônio…


07 – Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção
Se você é fã de fast-food, talvez pense duas vezes antes de devorar o próximo hambúrguer com fritas e refrigerante. O filme – baseado no livro de mesmo nome – conta a história de um fast-food fictício que precisa lidar com a notícia de que sua carne está contaminada. O longa questiona toda a cultura fast-food, barata e pouco nutritiva.


06 – The True Cost
Esse filme é para quem é antenado na moda, mas não faz ideia de como funciona a indústria por trás da roupa que veste. Qual o custo real por trás de uma camiseta vendida a cinco dólares? Como as redes de fast-fashion impactam o mercado como um todo? O que o estímulo ao consumismo faz com os recursos naturais do planeta? Um dos filmes sobre o meio ambiente que mais nos faz refletir sobre nossas atitudes…


05 – Lixo Extraordinário
Abrindo nosso top cinco dos filmes sobre o meio ambiente, uma produção brasileira elogiadíssima pela crítica. O longa retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do Brasil, em São Paulo. Através do filme, podemos observar como as pessoas descartam coisas sem pensar, principalmente, materiais que poderiam ser reaproveitados.


04 – Erin Brockovich
Baseado em uma história real, o filme conta a batalha de Erin Brockovich  contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E), que contaminava a água da região onde ela morava com materiais cancerígenos. O filme alerta para problemas similares que ocorrem em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil nas indústrias de mineração localizadas principalmente, m Minas Gerais e São Paulo.


03 – Cowspiracy – A Conspiração da Vaca
Um filme para quem tem estômago forte. O documentário retrata a verdade cruel por trás da indústria de criação de gado, uma das mais devastadoras do mundo. É do tipo de filme sobre o meio ambiente que faz a ente refletir.


02 – Uma Verdade Incoveniente
Um dos filmes sobre o meio ambiente mais badalados é este documentário de Davis Guggenheim sobre a campanha do ex-Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Na ocasião, Gore estava em busca de conscientizar a população dos Estados Unidos sobre o aquecimento global.


01 – Wall-E
Finalizando nossa listinha de filmes sobre o meio ambiente, uma animação fofíssima que traz em seu cerne o efeito mais extremo da poluição do planeta: a Terra fica inabitável e nenhuma planta mais cresce. Com isso, os humanos são forçados a saírem do planeta. Claro que tem muita fantasia, afinal, é uma animação, mas mais do que o romance entre Wall-e e EVA, fica a mensagem de que é importante cuidar do nosso planeta hoje e sempre.

É gente, é importante cuidar do nosso planeta e pensar muito sobre o futuro dele, que é também o nosso futuro, não é mesmo? Esperamos que com essa lista você arrume um tempo para fazer sua parte e que todos passem a celebrar e cuidar mais do nosso Meio Ambiente, não apenas em datas comemorativas. Fica a dica!

Foto e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *