Não é de hoje que famosos – sejam cantores, atores ou mesmo atletas – usam seu dinheiro e influência para ajudar quem mais precisa. Afinal, essa é uma forma não apenas de fazer o bem, mas também de aumentar a popularidade junto aos fãs. Entretanto, há famosos que vão além e criam verdadeiras instituições de caridade com o objetivo de realmente ajudar e seguir ajudando, da melhor forma possível, à diferentes grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Então hoje a gente trouxe para vocês uma lista com dez instituições de caridade que fazem um trabalho incrível e que foram criadas por pessoas famosas. Confere só:
1 – Fundação Leonardo DiCaprio
Fundada em 1998, a Fundação que leva o nome do ator segue firme e forte na luta pela preservação do meio ambiente. A preocupação de Leonardo DiCaprio com questão ligadas ao ambiente e à natureza é conhecida de todos. Exemplo disso foram os protestos e manifestações dele contra as queimadas na Amazônia em 2020. Então, por meio de sua fundação, ele investe em projetos de preservação e também campanhas de conscientização da população e de líderes globais.
2 – Clara Lionel Foundation
Em 2012 a cantora Rihana criou a Fundação que tem por objetivo o financiamento de programas de educação infantil e amparo de emergências ambientais em todo o mundo. Por meio da instituição, a cantora viabiliza projetos que visam acabar com o casamento infantil, que promove a c e emancipação de meninas e mais. Somente no último ano, ela doou mais de 5 milhões de dólares para ações de combate à Covid-19.
3 – Raising Malawi
Atuando no Malawi, na África, desde 2006, a ONG foi criada por ninguém menos do que a cantora Madonna. A organização se dedica a tirar as famílias da extrema pobreza da região e ajudar órfãos. Além disso, também luta para promover saúde e educação a todas as crianças do local. Vale lembrar que Madonna já adotou duas crianças do Malawi e, por sua dedicação à região, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade para o Bem-Estar Infantil.
4 – Make It Right
Inicialmente, a ideia por trás da fundação criada por Brad Pitt em 2007 era ajudar na construção de moradias populares para a população de Nova Orleans após a devastação causada pelo furacão Katrina. O tempo passou e o ator resolveu manter a fundação, que agora atende a outras comunidades dos EUA, afetadas por desastres naturais ou outros fatores dignos de atenção.
5 – Fundación Pies Descalzos
Uma das mais antigas instituições de caridade da nossa lista foi criada por Shakira quando ela tinha apenas 20 anos. Localizada na Colômbia, a fundação é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes carentes. O projeto oferece assistência médica, odontológica, psicológica e educacional para jovens e suas famílias
6 – Leadership Academy for Girls
A apresentadora e filantropa Oprah Winfrey fundou, em 2007, a Leadership Academy for Girls. Trata-se de um internato para meninas localizado na África do Sul. A ideia é garantir oportunidades educacionais para jovens meninas africanas economicamente desfavorecidas bem como desenvolver o espírito de liderança nelas.
7 – ONE
Os trabalhos do vocalista Bono (do U2) como ativista são conhecidos no mundo todo. Mas juntamente com o ativista Bobby Shriver, o cantor criou a fundação ONE. Trata-se de um verdadeiro movimento global na luta contra a fome, a pobreza e a morte por doenças evitáveis como sarampo e diarreia.
8 – Eva’s Heroes e Eva Longoria Foundation
Pouca gente sabe, mas a atriz Eva Longoria tem um longo histórico no mundo da filantropia. Em 2006 ela criou a fundação Eva’s Heroes, que ajuda crianças com deficiência de desenvolvimento. Isso inspirada por sua irmã. Pouco depois ela criou a Eva Longoria Foundation, que apoia meninas latinas a terem a mesmas oportunidades nas escolas, faculdade e no mercado de trabalho que as demais crianças norteamericanas.
9 – The Diana Award
Esse é um caso curioso em que não temos bem uma instituição de caridade e sim, um prêmio filantrópico. Criado em 1999 pela Família Real Britânica, o prêmio homenageia jovens entre 9 e 25 anos que se dedicam a melhorar a vida de outras pessoas por meio de ações sociais ou trabalho voluntário.
10 – Born This Way Foundation
Criada em 2012 pela cantora Lady Gaga em parceria com a sua mãe, a ONG como objetivo apoiar o bem-estar de jovens por meio da promoção da gentileza a de conversas abertas sobre saúde mental. Além disso, também promove debates sobre questões ligadas a igualdade de direitos, antirracismo e o fim da LGBTfobia.
Então, bem que todo famoso – ou pelo menos todo mundo que tivesse bastante dinheiro – deveria criar instituições de caridade e outros projetos sociais para ajudar quem mais precisa, não acham?
Fotos: Reprodução