Crianças – Saiba o que falar para o seu filho ao invés de ‘pare de chorar’
24 de junho de 2020
“Gugu Na Minha Casa” vira brincadeira no Whatsapp e viraliza
24 de junho de 2020

À medida em que o tempo passa, as pessoas evoluem. E com elas, a tecnologia, os meios de transporte e muitas outras coisas evoluem também. E com isso, alguns empregos deixam de existir enquanto outros surgem. Então, que tal relembrar aqueles empregos que até pouco tempo eram importantes e agora nem existem mais? Ou ainda, para quem é novinho, que tal descobrir como algumas coisas funcionavam antes da internet, do computador e do smartphone. Confiram a seguir algumas dessas profissões que foram extintas ou praticamente não existem mais:

10 – Leiteiro

A profissão pode ter virado personagem de piada de marido traído, mas até meados da década de 90 era bem comum de manhã cedo o leiteiro passar. Como o leite era fresquinho e não tinha pasteurização, era preciso todo dia deixar na casa do cliente em garrafas de vidro ou galões de metal. Hoje em dia, quase todo mundo compra o leite de caixinha nos mercados mesmo, mas em cidades do interior, a profissão consegue resistir…

09 – Acendedor de poste

Essa é das antigas, dos tempos em que as ruas eram iluminadas por lampiões a gás! Então, era preciso que todos os dias, pela noite, alguém saísse acendendo os lampiões e, pela manhã cedo, apagasse cada um no topo de cada poste…

08 – Carregador de madeira

Quando não havia carros ou estradas, os caminhos para transportar toras de madeira eram os rios. E para isso, homens fortes carregavam as toras pelas águas. Infelizmente, ainda hoje há pessoas que trabalham com isso, de forma ilegal, contrabandeando madeira em regiões como a nossa Floresta Amazônica.

07 – Cortador de gelo

Profissões que não existem mais

Quem assistiu Frozen sabe de que profissão estamos falando! Pois é, em países frios nos quais a água congelava naturalmente, homens corajosos se arriscavam nessa que era uma profissão extremamente perigosa. Os blocos de gelo cortados eram utilizados na refrigeração de alimentos, visto que o primeiro refrigerador elétrico foi inventado apenas em 1854.

06 – Despertador

Gente, tinha esse emprego no mundo? Tinha sim! No começo da revolução industrial, para que as pessoas não perdessem a hora, o profissional ia de casa em casa jogando pedrinhas ou batendo à porta. Com o avanço tecnológico, isso mudou para o telefone. Isso mesmo, você ligava para um serviço de telefonia e cadastrava um horário. Na hora combinada, o sistema de telefonia ligava para sua casa e você acordava com o telefone tocando. Na verdade, até meados dos anos 1980 ainda era possível “contratar” o serviço, que, claro, parou de existir com a popularidade de aparelhos como smartphones.

05 – Arrumador de pinos

Antes das pistas de boliche serem esses verdadeiros reinos eletrônicos e automatizados cheio de luzes, tudo era feito de forma manual. E crianças em busca de alguns trocados ficavam no fundo das pistas para colocar os pinos de boliche de pé após cada jogada.

04 – Leitor

No começo do século XX, pessoas eram contratadas para ler notícias e histórias para desestressar e informar funcionários de grandes fábricas.

03 – Músico de cinema

Profissões que não existem mais

Uma das profissões que não existem mais e que é extremamente poética certamente é essa. Nos tempos do cinema mudo, um músico – geralmente um pianista – ficava na sala de exibição fazendo – ao vivo! – a trilha sonora para o filme que estava passado…

02 – Coletor de cadáveres

Ele era ilegal, mas esse emprego foi o responsável por grandes avanços da medicina. Antigamente, era difícil para os cursos de medicina conseguirem cadáveres para estudar, então, cabia a esses profissionais entrar secretamente em cemitérios e roubar corpos recém enterrados e deixar tudo arrumadinho para que ninguém notasse… Então ok, certo?

01 – Telefonista

Profissões que não existem mais

Sem dúvidas, quando você leu “Profissões que não existem mais”, essa deve ter passado por sua cabeça de imediato. Pois é, Não faz lá muito tempo que, para ligar para alguém, você contava com a ajuda de uma telefonista para conectar você a pessoa com quem você quer falar…

Engraçado ver como algumas dessas profissões que não existem mais foram tão importantes e, hoje em dia, pouca gente lembra delas… Você lembra de mais alguma? E quais profissões que temos hoje vocês acham que vão deixar de existir?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *