“Namorado de Instagram”: serviço garante fotos perfeitas para postar!
18 de abril de 2019
Delineador – 7 dicas para não errar nunca mais
22 de abril de 2019

Olha essa sexta-feira maravilhosa chegando aí gente! Quem sentiu a vibração positiva daí? hahah! Para quem sempre acompanha o Pátio Hype sabe que sexta-feira é dia de Gastronomia, isso quer dizer o que? Que tem listinha com várias receitas especiais.

E quando fala-se de comida, é impossível não imaginar uma matéria gostosa de ler, não é verdade? Então para animar o seu final de semana, ou até mesmo para inovar no cardápio da semana, a equipe Hype separou 10, isso mesmo, 10 receitas incríveis de panquecas para atender o paladar de todos os nossos companheiros diários, vocês. Ownnn!

Momento fofuras à parte, bora lá conferir essas delícias que podem ser preparadas em qualquer ocasião? Confere aí!

1.Panqueca de Frango com Molho Branco

Ingredientes:

Panquecas:

1 xícara de leite;

1 xícara de farinha de trigo;

2 ovos grandes;

3 colheres (sopa) de óleo de canola;

1 colher (chá) de sal.

Recheio:

400g de peito de frango cozido e desfiado;

3 dentes de alho picadinhos;

1 cebola grande picadinha;

2 tomates sem pele e sem sementes picados;

Sal e Pimenta do reino à gosto;

Cheiro verde picado.

Molho Branco:

5 xícaras de leite;

6 a 8 colheres (sopa) rasas de amido de milho;

1 xícara de queijo parmesão do bom ralado (½ xícara no molho e ½ xícara para polvilhar);

Uma pitada de noz moscada;

Sal à gosto.

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Aqueça bem uma frigideira pequena teflonada em fogo médio. Unte levemente com óleo com ajuda de um guardanapo de papel e despeje uma porção de massa espalhando bem e rapidamente (para uma frigideira de 20cm, coloque ½ concha de massa). Quanto mais fina conseguir esticar, melhor! Espere a massa secar e soltar as beiradas para virar com cuidado e terminar de dourar do outro lado.

Coloque a massa pronta sobre um prato e continue a preparar as panquecas. Vá empilhando as panquecas uma em cima da outra para que, com o vapor, permaneçam macias. Repita o processo até acabar a massa, sempre passando o guardanapo umedecido com óleo a cada panqueca.

Para o recheio, refogue o alho em um bom fio de óleo. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o frango e os tomates e tempere levemente com sal. Refogue até os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário e tire do fogo. Quando amornar, junte o cheiro verde.

Para o molho branco, coloque tudo numa panela (reservando metade do queijo para gratinar) e leve ao fogo médio/baixo mexendo sempre até engrossar.

Para montá-las, espalhe uma fina camada de molho branco no fundo de um refratário grande (21x30cm). Coloque cerca de duas colheres de sopa de recheio no meio da panqueca e enrole bem apertadinho. Vá enfileirando no refratário. Cubra tudo com o restante do molho branco e polvilhe o queijo ralado reservado.

Leve para gratinar em forno preaquecido a 230˚C até dourar a superfície. Sirva em seguida.

2.Panqueca Sem Glúten

Ingredientes:

1 ovo;

½ xícara (chá) de leite;

1 colher (chá) de fermento de bolo;

1 xícara (chá) de amido de milho;

½ colher (chá) de sal.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e aquecida, vá jogando uma concha de massa no meio da frigideira, e vá girando para que espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

3.Panqueca de Chocolate com Mel

Ingredientes:

Panqueca:

100g de farinha de trigo;

20g de chocolate em pó;

25g de açúcar;

¼ c. de chá de fermento em pó;

¼ c. de chá de sal;

1 ovo;

175ml de leite;

manteiga para fritar.

Recheio:

150g de iogurte grego;

30g de mirtilos (blueberry);

75g de morangos;

20ml de mel;

açúcar de confeiteiro para decorar.

Modo de Preparo:

Retire as folhas dos morangos e corte-os em quatro.

Peneire em uma tigela a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um buraco no meio e coloque o ovo, ligeiramente batido. Vá mexendo com um fouet enquanto se adiciona o leite. Mexa até que a massa fique homogênea.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga. Derrame um pouco de massa para formar uma panqueca. Deixe fritar em fogo baixo até que esteja firme no lado de baixo e borbulhando na parte de cima. Vire e frite por mais um minuto do outro lado. Vá empilhando as panquecas em um prato.

Depois de todas feitas, coloque uma porção generosa de iogurte sobre elas, espalhe alguns mirtilos e pedaços de morangos e regue com mel. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro para decorar.

4.Panqueca Sem Lactose

Ingredientes:

2 ovos;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

3 xícaras (chá) de água;

Sal à gosto.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e aquecida, vá jogando uma concha de massa no meio da frigideira, e vá girando para que espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

5.Panqueca Rápida

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 xícara (chá) de leite;

1 ovo;

1 colher (chá) de sal;

1 colher (café) de fermento em pó;

1 colher (sopa) de óleo de canola.

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador o leite, o ovo, o sal, o fermento, o óleo e por último a farinha de trigo. Bata tudo muito bem até formar um mistura homogênea.

Leve ao fogo um frigideira pequena, antiaderente, untada com óleo. Com uma concha vá colocando a massa da panqueca. Cuide para que não fique grossa. A panqueca deve ficar fininha. Deixe dourar de um lado e depois vire para dourar do outro.

Retire do fogo e vá recheando a seu gosto. Pode ser um guisado de carne com ovos, de frango, de vegetais, de ricota, de palmito ou outro a seu gosto. Pode ser recheada também com goiabada, marmelada, geleia de morango ou outra a seu gosto.

Antes de servir leve ao micro-ondas ou ao forno convencional por alguns minutos só para aquecer.

As panquecas salgadas podem ser em regadas com molho de tomate ou mesmo molho branco, fica uma delicia.

As panquecas doce podem ser regadas com caldas a seu gosto.

6.Panqueca de Fubá

Ingredientes:

125g de fubá para polenta;

½ colher de (chá) de sal;

4 ovos batidos;

1 xícara (chá) de água;

1 cebola picadinha;

2 dentes de alho;

2 colheres (sopa) de manteiga;

4 abobrinhas raladas;

1 pote de palmito picado ou milho;

300g de bacon frito;

200 ml de caldo de legumes;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

Salsinha picadinha à gosto.

Modo de Preparo:

Misture os quatro primeiros ingredientes (massa) em um recipiente e reserve. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque a massa, com uma concha pequena, na frigideira para fazer as panquecas. Vire a massa dos dois lados. Em seguida, reserve a massa pronta para colocar o recheio.

Para o recheio aqueça uma frigideira com a manteiga e depois coloque a cebola e o alho para dourar. Então, coloque a farinha de trigo e o resto dos ingredientes para cozinhar por três minutos. Deixe engrossar e desligue.

Recheie as panquecas. Coloque as panquecas em um refratário, untado com azeite, você pode colocar um pouquinho de molho de tomate no fundo, polvilhe queijo e leve ao forno por 10 minutos para derreter o queijo.

7.Panqueca de Maçã com Canela

Ingredientes:

Panqueca

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 colher (chá) de fermento químico – para bolos;

1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó;

1/2 colher (chá) de noz moscada – de preferência ralada na hora;

1/2 colher (chá) de gengibre em pó;

1 pitada de sal;

1 xícara (chá) de leite;

1 ovo grande;

1 colher (sopa) de manteiga derretida e esfriada;

1 colher (chá) de essência de baunilha;

1 maçã descascada, descaroçada e ralada.

Calda

Maple syrup (xarope de bordo), mel ou geleia de frutas cítricas.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes secos (farinha, fermento, canela, noz moscada, gengibre e o sal) em um recipiente e reserve.

Em uma tigela ou bowl, bata ligeiramente o ovo. Adicione a manteiga (já esfriada), o leite e a essência de baunilha. Mexa e acrescente a maçã ralada e os ingredientes secos. Misture somente até combinar, não é para ficar batendo.

Aqueça uma frigideira (de preferência anti aderente). Despeje um fiozinho de óleo e após esse estar quente, abaixe e mantenha em fogo médio. Coloque uma medida da massa da panqueca na frigideira. Com o auxílio de uma espátula, contenha a massa para que ela fique concentrada de forma a ficar mais alta e de formato redondo. Quando notar a formação de bolhinhas na massa, vire com a espátula e deixe cozinhar o outro lado por mais ou menos 1 minuto.

Faça isso até terminar a massa, mantendo as panquecas já prontas em um local aquecido.

8.Panqueca de Carne e Creme de Cebola

Ingredientes:

1 xícara de leite;

1 embalagem creme de cebola;

3 unidade(s) ovos;

1 colher(es) de sopa Óleo;

1 xícara(s) Farinha de Trigo;

2 colher(es) de sopa Óleo;

1/2 quilo(s) carne moída;

1 xícara(s) ervilha congelada ferventada;

1 unidade(s) tomate cortado em cubos pequenos;

1 xícara(s) água;

Óleo à gosto;

Molho de tomate à gosto.

Modo de Preparo:

Massa

No liquidificador, bata o leite, três colheres (sopa) do creme de cebola, os ovos, o óleo e a farinha de trigo por três minutos ou até obter uma massa levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por cinco minutos.

Unte e aqueça uma frigideira grande (18 cm de diâmetro). Coloque uma porção de massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e repita a operação até finalizar a massa.

Recheio

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída até perder a cor avermelhada. Junte a ervilha e refogue por mais cinco minutos.

Adicione o tomate e meia xícara (chá) da água. Cozinhe em fogo médio por cinco minutos ou até secar o líquido.

À parte, dissolva o restante da embalagem do creme de cebola no restante da água e junte ao refogado. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar.

Montagem

Coloque um pouco do recheio sobre metade de uma panqueca, enrole e passe para uma travessa. Repita a operação até finalizar massa e recheio.

Cubra com molho de tomate aquecido e sirva em seguida.

9.Panqueca Flambada

Ingredientes:

Massa

1 xícara de leite;

1 xícara de farinha de trigo;

1/4 de xícara de água (de preferência mineral com gás);

2 ovos;

1 colher de chá de sal;

1 colher de sopa de óleo ou manteiga derretida.

Recheio

350 gramas de creme de leite fresco ou nata gelada;

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;

200 gramas de framboesas;

1 colher de chá de essência de baunilha.

Calda

600 gramas de frutas vermelhas (sugestão: morango, mirtilo, framboesa e amora);

300 gramas de açúcar;

100 ml de conhaque.

Modo de Preparo:

Massa

Bata todos os ingredientes (no liquidificador ou batedor de arame). Unte uma frigideira, de preferência teflonada, com óleo. Faça as panquecas, virando dos dois lados. Lembrando que sempre que necessário unte novamente a frigideira.

Recheio

Bater o creme de leite até chegar no ponto de chantili, acrescentar açúcar e baunilha. Com um garfo, esmagar as framboesas e delicadamente incorporar ao creme, dando um ar marmorizado.

Calda

Junte em uma panela as frutas e o açúcar. Deixe ferver por 15 minutos, adicione o conhaque e flambe em fogo bem alto.

Montagem

Pegue a panqueca coloque 2 colheres de sopa de recheio, faça uma trouxinha e prenda com um palito. Arrume as panquecas recheadas em um prato e sirva com a calda quente.

10.Panqueca com Ganache

Ingredientes:

Massa

1 ovo;

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 pitada de sal;

1⁄4 xícara (chá) de leite.

Ganache

1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml);

1⁄2 xícara (chá) de chocolate meio amargo ralado (60 g).

Modo de Preparo:

Em uma tigela coloque 1 ovo, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 pitada de sal e misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Adicione, aos poucos, 1 ¼ xícara (chá) de leite até formar uma massa fina e homogênea. Se necessário, adicione um pouco mais de leite.Em uma frigideira, em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve.Pegue uma panqueca (feita acima), coloque o recheio de sua preferencia e enrole ou faça trouxinha. Repita esse procedimento até terminar com as panquecas. Sirva em seguida.Dica Hype: Se desejar fazer panqueca doce, adicione uma colher (chá) de açúcar na massa.

Ganache

Em uma tigela coloque 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e leve ao micro-ondas em potência alta por dois minutos. Retire o creme de leite do micro-ondas e acrescente ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo ralado e mexa para derreter o chocolate. Utilize em seguida.

Dica: Para dar mais sabor a ganache você pode adicionar: raspas de laranja, raspas de limão, licor de sua preferência, 1 colher (sopa) de doce de leite ou essência de baunilha.

E então, receitas aprovadas? Só dá pra saber depois de fazê-las, não é mesmo? Então coloca o avental, põe o seu chapéu de chef de cozinha e corre para a cozinha!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *