Programação semanal do Theatro José de Alencar
29 de outubro de 2019
Porto Iracema das Artes promove show de campanha contra o câncer de mama
29 de outubro de 2019

Vem aí o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos

Em reconhecimento ao legado do artista cearense nascido no Crato em 1929, o Governo do Estado do Ceará instituiu em 2019, por medida de Lei, o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, comemorativo aos seus 90 Anos. Para marcar a data e homenagear a cidade natal do artista, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realizará no Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos, que acontecerá de 30/10 a 30/11. Com curadoria de Dodora Guimarães e Marcus de Lontra Costa, o festival promoverá no Crato uma programação que inclui cursos, oficinas, residências artísticas e exposições com grandes nomes da arte e da pesquisa no Brasil. As atividades serão centradas na formação artística e gratuitas, sendo acessíveis a todos os públicos.

A ideia é fazer germinar na Região o pensamento criativo de Sérvulo Esmeraldo. Inspirado nele – que dizia “Se é para o Crato vamos botar pra quebrar” – o festival realizará um curso de Pesquisa, Curadoria e Exposições, que será ministrado pelo crítico e curador de arte Marcus de Lontra Costa; e uma oficina Preparatória para Professores de Artes e em geral do Ensino Fundamental, será orientada pelo conceituado artista plástico e educador Paulo Portella Filho.

Três residências dos artistas visuais Gentil Barreira, Mônica Nador e Rochelle Costi desenvolverão, com artistas selecionados, uma exposição coletiva que será inaugurada no dia 07 de novembro. E o festival tem sem ponto alto com a abertura da exposição de natureza histórica do artista Maciej Babinski, (Varsóvia, 1931), que vive e trabalha há 27 anos em Várzea Alegre, no Cariri cearense, onde mantém ateliê de gravura e pintura e exibição permanente de seus trabalhos.

“Visando contribuir para o fortalecimento do meio cultural no âmbito das Artes Visuais no Crato e em toda a Região do Cariri, com ênfase na importância da informação, do conhecimento e do intercâmbio cultural, o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos quer movimentar a cena local de forma dinâmica e consequente”, afirma a curadora e presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, idealizadora do evento.

O festival é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC), com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado – Secult, e patrocínio da Enel.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *