Prefeitura inaugura Biblioteca Cristina Poeta no bairro Autran Nunes
13 de abril de 2018
5 séries curtas para maratonar no fim de semana e ter vida social também!
13 de abril de 2018

O terceiro dia de festas em alusão ao aniversário de 292 anos de Fortaleza traz atividades especiais aos ciclistas!  A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), realiza a primeira edição da Ciclofaixa Cultural, no próximo domingo (15/04).

O projeto vai conectar em uma rota ciclística diferentes bens de relevante interesse histórico-cultural da Capital Cearense, que ficarão abertos à visitação do público das 8h às 11h, independentemente da participação dos visitantes. Para quem quiser integrar um grupo de visitação aos espaços, um passeio ciclístico sairá do Passeio Público de Fortaleza, ponto de apoio da Ciclofaixa Cultural, às 8h10. A concentração tem início às 7h45. O grupo terá a condução do turismólogo e membro do Movimento Viva o Centro, Paulo Probo. No mesmo espaço, a partir das 8h30, agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) distribuem mudas de plantas aos interessados.

Entre os espaços contemplados na primeira edição do percurso estão a Casa do Barão do Camocim, o Cineteatro São Luiz, a Casa de Juvenal Galeno, o Palácio João Brígido, também conhecido como Paço Municipal onde funciona o Gabinete do Prefeito e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. No Passeio Público, ponto de apoio da ciclofaixa, serão oferecidos aluguel de bicicletas e atendimento do SAMU. Além disso, ao longo do trajeto há acompanhamento de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Guarda Municipal e da Polícia Militar, proporcionando conforto e segurança para todos.

Visita Guiada
Personagens ligados à história dos espaços do trajeto acompanharão ciclistas e visitantes em cada um dos bens patrimoniais a serem visitados, durante todo o horário de visitação. Na Casa do Barão de Camocim, Olga Maria Pamplona Miranda, bisneta de Germiniano Maia, o Barão de Camocim, e Lourdinha Leite Barbosa, esposa de Arnaldo Parente Leite Barbosa, bisneto do Barão, serão as anfitriãs dos visitantes. Já no Cineteatro São Luiz, o acompanhamento dos usuários da Ciclofaixa Cultural e outros visitantes ficará a cargo de Manoel Carlito de Almeida, iluminador de 78 anos que participou da inauguração e da exibição do primeiro filme do Cine São Luiz, e de Maria de Lourdes Cavalcanti Vieira, funcionária aposentada do Grupo Severiano Ribeiro que trabalhou por 44 anos no cinema.

Memorial do Paço
No Paço Municipal, sede do Poder Executivo, visitantes e ciclistas poderão conhecer quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura, além de pinturas que retratam os ex-prefeitos da Capital cearense. As exposições compõem o “Memorial do Paço”, conjunto de espaços abertos na sexta-feira (13/04), também na programação alusiva à comemoração do aniversário de 292 anos de Fortaleza.

Serviço
1ª Edição da Ciclofaixa Cultural
Data: Domingo (15/04)
Horário: 8h a 11h
Local: Casa do Barão do Camocim, Cineteatro São Luiz, Casa de Juvenal Galeno, Palácio João Brígido e Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Passeio Ciclístico, com turismólogo Paulo Probo
Data: Domingo (15/04)
Horário: 7h45 (Concentração) / 8h (Saída)
Local: Passeio Público

 

Fotos: Reprodução/Fonte:Prefeitura de Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *