A arte de transformar carros em coisas como piscinas, baladas e muito mais!
11 de julho de 2019
Utilitarismo – 6 peças para investir na trend
11 de julho de 2019

4 filmes para conhecer mais sobre o cinema brasileiro

O cinema desembarcou no Brasil em 1896, com a primeira exibição de um filme na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. E, desde então, o cinema nacional passou por diversas fases gloriosas e de inúmeros desafios. Inspirando nisso, separamos 4 filmes para você saber mais sobre a nossa produção cinematográfica. Olha só!

Cabra Marcado Para Morrer
O documentário de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho, narra a vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba que foi assassinado em 1962. As filmagens foram interrompidas durante a ditadura militar, quando parte da equipe foi presa acusada de comunismo, sendo retomadas quase 20 anos depois. Um dos narradores é Ferreira Gullar, um dos maiores autores brasileiros e membro da Academia Brasileira de Letras.

Vidas Secas
Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, que conta a trajetória de uma família de retirantes pressionada pela seca, o filme lançado em 1963 e dirigido por Nelson Pereira dos Santos é outra referência do cinema novo. Foi o único brasileiro indicado pelo Instituto de Filmes Britânico como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca.

Deus e o Diabo na Terra do Sol
Glauber Rocha dirigiu o filme de 1964, que se tornou um marco do cinema novo. O movimento se opôs ao cinema tradicional brasileiro, que consistia principalmente em musicais, comédias e longas com estilo hollywoodiano, e deu ênfase na crítica social e no intelectualismo. A história acompanha a vida de um sertanejo e sua esposa em uma terra que parece ter sido esquecida por Deus.

Cidade de Deus
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa de 2002 é um paradigma do cinema brasileiro por ter sido o único a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de direção, roteiro adaptado, edição e fotografia. O filme retrata o dia a dia e o surgimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que se tornou um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro nos anos 80.

É muito importante apoiar o cinema nacional. Sempre que possível, vá ao cinema conferir os lançamentos nacionais e valorize as produções da nossa terrinha!

 

 

Fotos: Reprodução / Fonte de pesquisa: Revista Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *