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5 exercícios para o tratamento do Câncer de Mama de acordo com fisioterapeuta

O câncer de mama é o principal tipo de câncer na mulher, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada quatro tipos de câncer que afetam as mulheres é o de mama, e apresenta um bom índice de cura quando diagnosticado no início. Geralmente, o tumor se apresenta como nódulos e pode atingir a axila e até mesmo outros órgãos, chamado metástases.

Segundo a fisioterapeuta Alessandra Sônego, especializada em Saúde da Mulher pelo HC-FMUSP, a fisioterapia deve ser realizada em todas as fases do câncer de mama e durante todo o tratamento. “No pós-operatório, independente da cirurgia, é necessário acompanhamento fisioterapêutico para evitar aderências teciduais ou fibroses e melhorar o aspecto da cicatriz e minimizar o edema. Se houver esvaziamento ganglionar na axila, são realizados exercícios miolifocinéticos, para evitar o aparecimento de linfedema, restrições ao movimento do braço e do pescoço e, consequentemente, outras sequelas”, explica.

O Pátio Hype compartilha com você alguns dos exercícios propostos pela fisioterapeuta Alessandra, que podem ser realizados em casa, como complemento do tratamento convencional. Confere aí!

1.Por que é preciso realizar exercícios específicos?

Em razão da fadiga oncológica pós-tratamento, é indicado que a paciente realize uma série de exercícios específicos para estimular o metabolismo, para promover disposição no retorno às suas atividades do cotidiano. No pós-operatório recomenda-se realizar alguns exercícios para evitar as complicações cirúrgicas, pois, após o procedimento, é possível surgir dificuldades de movimentação do ombro, dor em região do braço, ombro, mama e pescoço, inchaço da mama e do braço, formigamento do braço e vermelhidão da mama.

2.Comece pela parte superior do corpo

No pós-cirúrgico imediato, os exercícios devem ir até a altura do ombro ou respeitar o limite imposto pelo médico cirurgião. Comece fazendo movimento de cabeça, incline para a direita, esquerda, para frente e para trás, se conseguir faça circundação com a cabeça.

3.Cotovelos

Aproxime as duas mãos e faça o movimento de abrir e fechar os cotovelos, com abertura e altura até o ombro. Faça movimento de abrir e fechar os cotovelos por 10 vezes.

4.Ombros

Eleve o braço esquerdo sobre o ombro oposto e com a mão direita, toque no cotovelo para realizar o estiramento do ombro. Segure por 30 segundos. Faça 3 vezes de cada lado.

5.Com um bastão

De pé ou sentada, com os braços estendidos à frente, segure um bastão ou um cabo de vassoura na altura do peito, leve este para cima até altura do ombro para baixo, para a direita, para o centro e para a esquerda. Repita 10 vezes.

6.Busque por um especialista

Segure o bastão para trás e movimente até o seu limite de alcance. Repita 10 vezes. Caso queira ou necessite evoluir os exercícios, procure um especialista.

Em caso de suspeitas, procure o seu médico, quanto mais cedo for descoberto, mais eficiente poderá ser o tratamento, combinado?

Fotos: Reprodução

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