Vida Zen – 5 maneiras de praticar o Mindfulness

Carreira|Comportamento|Saúde

É comum se deparar com a correria do dia a dia na vida das pessoas no século 21. Seria até incorreto afirmar que isso não está se tornando hábito nos trabalhadores atuais. Você acorda, vai até o banheiro e já toma o seu banho pensando nas tarefas que vai ter ao longo do dia e ainda assim, quando chega em casa depois do dia cansativo, continua pensando o quanto as tarefas do dia foram estressantes e exaustivas. A prática que ganhou o nome de “Mindfulness” vai completamente na contramão desta tendência e é uma espécie de “terapia” adotada por pessoas que passam exatamente por esse tipo de problema.

Você já tinha escutado falar sobre essa prática? Bom, o mindfulness traduzido para o português significa atenção plena, ou seja, todas as ações que você faz constantemente devem ser sentidas com intensidade, como forma de manter a sua atenção/consciência no presente. É uma verdadeira arte de “viver no presente”!

Está interessado em saber como esse exercício age? É só rolar o mouse um pouquinho que o Pátio Hype preparou cinco dicas para você começar a trabalhar melhor a sua mente. Hora de relaxar!

1.Uma bebida para entrar no clima

Comece o dia bebendo uma xícara de chá ou de café. Primeiramente, você deve sentir cada experiência do momento, mesmo se você não preparar o seu café, fique atento em como ele está sendo preparado. A água fervendo, a fumaça saindo, o cheiro… Então, quando ele estiver pronto para ser bebido, beba-o, mas beba-o de verdade! Não mexa no celular, jornais, não assista a TV etc. Apenas sinta o gosto do café na boca, a sensação da quentura ao descer por sua garganta até sentir que deve tomar um outro gole.

Esse exercício vale para que no final do dia você não se faça uma pergunta: “Eu tomei café hoje?”. No final, você lembrará exatamente como foi esse momento sem se questionar.

2.Aproveite a porta

Você não tem controle de como começará o seu dia, mesmo que o alarme toque no horário acertado e o carro não dê problemas, você estará sujeito a um engarrafamento pelo caminho. Sendo assim, ao chegar no trabalho e usar a porta para entrar, sinta-a. Sinta os seus músculos, sinta a porta, o material que ela é feita, a temperatura que estava e a que sente no ambiente que você se encontra no momento. Observe ao redor, os barulhos, as respirações. Essa experiência te trará para o presente e centrará a sua mente para iniciar as suas tarefas.

3.Se desligue das retrospectivas

Não tenha como foco principal o que passou, não olhe somente para trás, foque no que está por vir. Muitas vezes você se pega pensando em como poderia ter agido ou feito algo de forma diferente do que fez a alguns minutos atrás. A solução para que isso aconteça com menos frequência é você separar um tempo para organizar por onde irá começar, consulte o seu calendário diário. Selecione o mais importante que tem para fazer naquele dia, dê prioridade ao que é indispensável, os outros compromissos muitas vezes se resolvem sozinhos.

Mantenha a disciplina nesse costume e logo se tornará mais fácil.

4.Power Lunch

O popular almoço entre pessoas de ternos e gravatas são chamados de power lunch. Esses que tem como objetivo fazer pequenas reuniões e fechar contratos na hora da refeição do meio dia. Será necessário que essa prática seja excluída de sua vida. A hora do almoço foi feita pra nutrir seu corpo, dar uma pausa na correria do dia e conversar um pouco com os amigos e colegas.

Escreva no seu calendário o horário do seu almoço de todos os dias. Feito isso, faça a meta ser cumprida. Você precisa abastecer o seu corpo para lidar com as atividades, não esqueça de sentir o sabor, cheiro e sensações ao comer o seu prato.

5.Caminhe

Está começando a ficar com dor de cabeça, postura incomodando ou não consegue mais se concentrar. Hora de dar um passeio, vá até o banheiro, devagar analisando cada detalhe do local, converse com alguém pelo caminho, complete sua garrafa de água. Esqueça o celular, mantenha-o guardado. Mantenha sua atenção no seu corpo caminhando, esqueça as ações anteriores ou as que estão por vir. Lembre-se o importante é se manter no presente, no que está em sua volta agora!

Executar o mindfulness pode enfraquecer essa série de preocupações e pensamentos recorrentes que muitas vezes passam a dominar você. Aproveite as dicas para mudar de vida e ser muito mais feliz hoje!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter