Edição especial da Ciclofaixa Cultural
12 de abril de 2019
Receita do dia – Batata Rosti com peito de peru e Gorgonzola
12 de abril de 2019

Ele está presente na mesa de todas as famílias, é o prato principal de refeições entre amigos e preferido por todas as idades. Quando o assunto é o bom e velho macarrão, dá para entender porque ele é um dos pratos mais populares nos quatro cantos do mundo, pois além de saboroso, refeições com ele podem ser feitas de muitas formas diferentes.

E já que estamos falando em versatilidade, que tal preparar receitas com esse clássico italiano – mas com modo de preparo moderninho, perfeito para os solteiros, ou para os dias em que você precisa cozinhar apenas uma porção? Todo mundo adora receitas práticas e que não sujam muita louça, por isso, o  Patio Hype decidiu trazer receitas de uma panela só para apaixonados por macarrão. Afinal cozinhar é maravilho, mas lavar louça não é nada divertido, não é mesmo?

◊ Macarrão à bolonhesa

Ingredientes:

– 500g de fusilli integral (ou qualquer macarrão curto, como penne);

– 500g de carne moída (usei patinho);

– 2 tomates italianos picados;

– 1 lata de tomate pelati;

– 1 cenoura grande em cubinhos;

– Manjericão a gosto;

– 1 cebola ralada;

– 5 dentes de alho;

– 1 pimenta dedo de moça picadinha (opcional);

– Sal a gosto;

– Água fervente.

Modo de preparo:

Pique os tomates pelados em cubinhos. Coloque todos os ingredientes na panela, exceto a água e o sal. Acrescente água fervente até cobrir. Mexa por cerca de 15 minutos até o macarrão estar cozido e a água ter secado. Na metade do caminho experimente e acerte o sal. Sirva com um pouco de parmesão ralado.

◊ Macarrão à Carbonara

Ingredientes:

– 5 Unidades de ninho de talharim;

– 200 Gramas de Cogumelos frescos laminados;

– 100 Gramas de Bacon em cubos;

– 2 Unidades de Ovo;

– 70 Gramas de queijo parmesão ralado;

– ½ Xícara de Vinho branco;

– 2 Xícara de água;

– Azeite de oliva (opcional);

– Oréganos;

– Pimenta do reino;

– Sal.

 

Modo de preparo:

Para preparar esta receita de macarrão à carbonara em uma panela só comece por reunir os ingredientes necessários. Leve a panela ao fogo médio e frite o bacon na própria gordura, até ficar dourado. Quando o bacon estiver dourado, adicione os cogumelos do macarrão à carbonara em uma panela só, e cozinhe até murcharem.

Em seguida, retire da panela os cogumelos e o bacon e acrescente o vinho. Com uma colher de pau ou de plástico, raspe o fundo da panela para libertar os sabores dos ingredientes anteriores (isto se chama deglacear). Quando o vinho ferver, acrescente a água e o macarrão. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até que esteja al dente (nem muito cru, nem muito cozido).

Enquanto isso, num recipiente à parte, bata os ovos e misture o queijo ralado. Assim que o macarrão estiver pronto, desligue o fogo e se necessário, escorra a água em excesso. Adicione os cogumelos, o bacon e o preparado anterior e misture tudo muito bem. Retifique o sabor do macarrão à carbonara em uma panela só, com sal e pimenta, e finalmente sirva polvilhado com queijo e oréganos. Bom apetite!

◊ Macarrão com tomatinhos, azeitona e pimenta

Ingredientes:

– 250 g de macarrão linguine (grano duro);

– 360 g de tomatinhos;

– 2 colheres (sopa) de azeite;

– 1 colher (chá) de sal;

– ½ xícara de azeitonas cortadas;

– 1 cebola picada;

– 1 dente de alho picado;

– Mix de pimenta (a gosto);

– Folhas de manjericão;

– 2 colheres (sopa) de biomassa (opcional);

– 4 1/2 xícara de água.

 

Modo de preparo:

Das receitas de uma panela só essa é uma das mais fáceis. Basta colocar todos os ingredientes numa panela de fundo largo. Levar ao fogo alto e depois de ferver abaixar o fogo. É muito importante mexer de vez em quando para o macarrão não grudar. Quando estiver quase pronto acrescentar a biomassa (batida com um pouquinho de água), mexer, deixar mais um minuto no fogo e desligar.

◊ Macarrão com espinafre e salmão defumado

Ingredientes:

– 350 g de tagliatelle;

– 125 g de espinafre;

– 160g de salmão defumado;

– 2 cebolas grandes picadas;

– 2 dentes de alho picados;

– 4 colheres (sopa) de creme de leite;

– 1 cubo de caldo de legumes;

– Pimenta-do-reino moída na hora;

– 750 ml de água.

Modo de preparo:

Junte os ingredientes numa panela na ordem acima. Cozinhe por 15 minutos em fogo médio e mexa regularmente. Quando restar apenas um pouco de caldo no fundo da panela desligue o fogo e deixe a massa descansar por cinco minutos, mexendo de vez em quando.

◊ Macarrão com leite de coco e legumes

Ingredientes:

– 300 gramas de massa fusilli integral;

– 500 mililitros de leite de coco caseiro;

– 200 gramas de cebola roxa;

– 5 unidades de alho dente;

– 80 gramas de manjericão fresco ou basílico;

– 3 colheres de sopa de queijo requeijão light;

– 80 gramas de pimentão vermelho;

– 250 gramas de tomate cereja cz;

– 200 gramas de milho verde;

– 150 gramas de ervilha congelada;

– 50 gramas de azeitona verde;

– 15 gramas de pimenta caiena (dedo de moça);

– 100 gramas de queijo mussarela de leite de búfala;

– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Higienize a cebola, os alhos o manjericão, a pimenta e o pimentão. Corte a cebola em rodelas bem finas, fatie os alhos, pique o manjericão, talos e folhas, corte os tomatinhos ao meio e amasse-os ligeiramente com as mãos dentro de um recipiente, descarte as sementes da pimenta e pique-a. Escorra o milho e reserve.

Se utilizar leite de coco caseiro acrescente 500 mililitros mais 100 mililitros de água (se utilizar o leite de compra utilize 600 ml), ferva o leite. Em uma panela em fogo médio, coloque o fusilli (ou outra massa), as cebolas, os alhos, a pimenta, o manjericão, o pimentão, o requeijão, o leite de coco, os tomatinhos, tampe a panela e mexa de vez em quando, se começar a secar diminua o fogo e tampe a panela.

Após 10 minutos, acrescente o milho, a ervilha, as azeitonas, misture, por último junte o queijo parmesão ralado na hora e as bolinhas de mussarela, deixe mais cinco minutos. Atenção o tempo de cozimento, pois as massas integrais são diferentes das massas refinadas. Sirva acompanhado com salada de folhas verdes e pera.

Já imaginou convidar os amigos pra um jantar e em 15 minutos (e quase zero de louça), fazer a massa dos sonhos? Com as receitas de uma panela só que o Patio Hype ensinou nesta matéria você vai fazer o maior sucesso até mesmo naquelas horas da preguicinha de enfrentar a cozinha. Então mãos a obra e bom apetite!

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *