Ath-flow – O que é e como aderir à trend de 2021
11 de janeiro de 2021
desfralde destacado
Desfralde infantil – 7 dicas para facilitar a transição do seu filho
11 de janeiro de 2021

6 dicas para evitar a osteoporose

osteoporose imagem destacada

O sistema ósseo é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, não é mesmo? Para te ajudar a prevenir a osteoporose e garantir uma boa qualidade de vida, o Pátio Hype preparou para você 7 dicas essenciais. Confere ai!

A osteoporose é uma patologia que afeta uma a cada três mulheres e, portanto, deve ser levada a sério. Essa doença do metabolismo provoca a perda de massa óssea e a incapacidade de reconstrução das células do tecido ósseo.

Mesmo sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos, existem casos da doença em pessoas jovens, pois existem fatores genéticos e hábitos que facilitam o desenvolvimento dessa enfermidade.

osteoporose img 1

1 – Aumente a ingestão de cálcio!

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ingerir pelo menos 800mg de cálcio por dia, o que equivale a quatro porções de leite.

 Caso você seja intolerante a lactose ou apenas não goste de leite não se preocupe! Existem diversas outras fontes de cálcio não lácteas.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Verduras, legumes e vegetais folhosos na cor verde-escuro são especialmente ricos em cálcio, fornecendo cerca de 100mg de cálcio por porção;
  • Uma porção de aveia fornece de 100mg a 150 mg de cálcio;
  • Castanhas e amêndoas possuem cerca de 100mg por porção;
  • Feijão é rico em cálcio, assim como em proteínas. Uma xícara de feijão cozido possui 154mg de Cálcio;
  • 75 gramas de salmão enlatado contêm 181mg de cálcio.
osteoporose img 2

2 – Lembre-se da vitamina D!

Não se esqueça de tomar aquele banho de sol regularmente. O Cálcio só é absorvido pelo corpo quando temos os níveis adequados da vitamina. Logo, é essencial conciliar o consumo de cálcio adequado com sessões de 15 a 20 minutos de banho de sol.

No entanto, nada de sair por aí no sol de meio dia, ok? Prefira horários mais frescos pela manhã ou após as 4 da tarde. Dessa forma, você não corre o risco de desenvolver problemas de pele.

osteoporose img 3

3 – Evite o consumo de refrigerantes.

O consumo exagerado de açucares refinados e de refrigerantes tem um efeito muito prejudicial ao corpo. Já que eles aumentam os níveis de acidez no sangue e diminuem a densidade óssea.

Por serem extremamente ácidos, o corpo precisa usar sua reserva de minerais para equilibrar o ph. Fazendo com que o Cálcio seja utilizado no lugar errado.

osteoporose img 4

4 – Faça exercícios regularmente para prevenir a osteoporose.

Fazer exercícios regularmente é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter, não é? E para prevenir a osteoporose não seria diferente. A prática de qualquer atividade física fortalece os ossos, previne a deterioração precoce da cartilagem e reduz o risco de lesões.  

O ideal é que sejam atividades mais leves e com o mínimo de impacto, como a caminhada

osteoporose img 5

5 – Evite álcool e cigarro!

todo mundo sabe que bebida e cigarro fazem mal para o organismo, não é mesmo? as toxinas que o tabaco e as bebidas alcoólicas contêm são prejudiciais para a saúde óssea e de outros sistemas do corpo.

O abuso dessas substâncias diminui os reflexos e incrementa o risco de quedas e possíveis fraturas. Além disso, influenciam no processo de limpeza sanguínea e conduzem ao desenvolvimento de patologias mais severas.

osteoporose img 6

6 – Vá ao médico e faça a densitometria!

A osteoporose é uma doença silenciosa, que demora a ser notada porque não apresenta sintomas notáveis. Por não ser facilmente detectada, muita gente acaba descobrindo que sofre desse mal após a primeira fratura.

Por isso, é de suma importância que você faça a densitometria óssea. Esse é o principal exame de diagnostico da doença, que avalia a densidade dos ossos e músculos e identifica riscos de fratura no estágio inicial.

E aí, curtiu as dicas que o Pátio Hype preparou para você? Comente aqui embaixo o que achou e lembre-se de nos visitar regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *