Sebrae Ceará lança cartilha sobre o MEI e a Economia Criativa
21 de maio de 2018
Assembleia Legislativa realiza Seminário sobre Segurança Pública
21 de maio de 2018

6 doenças causadas pelo excesso de tecnologia

Algo comum tanto no seu trabalho como na sua vida familiar, pessoal é o uso da tecnologia. Pode ser para falar com a mãe, com o namorado ou simplesmente, conferir os avisos da sua chefe no grupo da empresa no WhatsApp. Esses hábitos fazem com que você mantenha-se dependente da tecnologia cada vez mais.

O que fazer? Para preservar a sua saúde, a dica principal é ter equilíbrio na sua vida. Se no trabalho é essencial usar o celular, ao chegar em casa, reduza o tempo em que você fica conectado. Por exemplo, nada de fazer refeições com o celular por perto, para dormir, desligue ou ative o modo avião. Caso não consiga ter atitudes como essas, o indicado é procurar um especialista.

Quer saber quais são as doenças causadas pelo excesso de uso tecnológico? A equipe do Hype te explica logo abaixo, dá só uma olhada!

1.Síndrome do toque fantasma

A síndrome do toque fantasma é citada no livro iDisorder, do Dr. Larry Rosen, professor aposentado e ex-presidente do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em que afirma que 70% dos usuários fiéis da tecnologia sentem o aparelho tocar ou vibrar, porém, nenhuma notificação ou ligação é encontrada no smartphone.

2.Nomofobia

A expressão é a abreviação da expressão inglesa “no-mobile”, traduzindo para o português, quer dizer ansiedade resultante por estar longe do smartphone ou pela falta de bateria do celular. Esse termo foi usado pela primeira vez em 2008 pela UK Post Office em um artigo. As consequências desse problema é a ausência de interação social e dificuldades para praticar a comunicação em público.

3.Depressão

Por colocar a relevância de todos os seus resultados pessoais nas curtidas e números de comentários das suas redes sociais, você está vulnerável a ter depressão. Um estudo publicado na revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, aponta dados que comprovam essa afirmação.

4.Problemas na coluna

Sabe a posição que você coloca o seu pescoço para usar o celular? Essa inclinação para baixo põe uma carga no seu pescoço além do que pode ser suportada. A Biblioteca Nacional de Medicina, nos Estados Unidos, divulgou uma pesquisa em que mostra que o peso máximo suportado pela coluna cervical são seis quilos. Dependendo do posicionamento do seu pescoço, você pode acabar depositando até 27 quilos. Já imaginou?

5.Audição comprometida

A perda da audição tem acontecido frequentemente pelo uso indevido, ou seja, de alta frequência, dos fones de ouvidos usados pelos usuários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou que metade dos jovens do mundo escutam músicas alta, com volumes prejudiciais para os tímpanos.

6.Insônia

A luz dos aparelhos eletrônicos faz com que o seu corpo tenha a produção de melatonina, hormônio que controla o sono, reduzida, afastando o mito de que os smartphones auxiliam no sono mais rápido.

Quais das ações causadoras das doenças acima você mais costuma fazer? A partir de hoje, que tal evitar esses hábitos e limitar o tempo em que você passa conectado?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *