Ações formativas do Festival Música da Ibiapaba
18 de maio de 2018
Agenda cultural do fim de semana
18 de maio de 2018

Oportunidades para os artistas selecionados no 69º Salão de Abril! A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor promove, nesta sexta (18/05) e no sábado (19/05), os workshops “Curadoria e Autocuradoria” e “Leitura de Portifólio”, respectivamente. As atividades integram a programação de ações formativas do 69º Salão e serão conduzidas pelo pesquisador e crítico de arte Paulo Klein, curador desta edição do Salão.

Na sexta-feira (18/05), ocorre o workshop “Curadoria e Autocuradoria”. A atividade ocorre das 10h às 17h na Casa do Barão de Camocim. “Num cenário ultracompetitivo como o circuito internacional da arte contemporânea, é fundamental ter estratégias para se destacar neste setor. Discutiremos com os artistas as atuações no Salão e os possíveis planos de ação para o futuro”, explica Paulo Klein. Já no sábado (19/05), o crítico de arte e curador membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Paulo Klein, promove o workshop “Leitura de Portfólio”. São oferecidas 30 vagas, interessados devem enviar carta de intenção e minicurrículo para o e-mail salaodeabril2018@gmail.com. A atividade tem início às 10h e será realizado na Casa do Barão de Camocim.

O 69º Salão de Abril celebra os 75 anos de história da mostra e homenageia os 100 anos de nascimento do multiartista Zenon Barreto, autor da escultura Iracema Guardiã, um símbolo da cidade de Fortaleza. As 43 obras selecionadas ficam expostas na Casa do Barão de Camocim até 26 de julho. A exposição permanece aberta para visitação de terça a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, de 9h às 13h; e aos domingos, de 13h às 17h.

Seminário Falas Nômades
O Seminário Falas Nômades, programação de palestras e debates com artistas e pesquisadores realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), também promove ações de formação na sexta-feira (18/05). A partir das 18h, na Vila das Artes, ocorrem as palestras “Incidências do Surrealismo na Produção Cearense dos anos 1970”, com a Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e curadora independente Ana Cecília Soares, e “A ressingularização do desejo no corpo social”, com a artista e professora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor) Renata Santiago.

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *