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Ao longo dos anos, o tecido ósseo vai enfraquecendo, consequência do envelhecimento, sendo danificado pelas células osteoclastos, resultando em uma produção de ossos menor que o necessário. Desenvolvendo então a Osteoporose.

A danificação das células é conhecida como reabsorção óssea e para evitar a osteoporose futuramente, pois é o período que ela mais se apresenta, o Pátio Hype trouxe sete dicas essenciais para você incluir na sua rotina e evitar essa doença.

As dicas são super fáceis para ser incluídas na sua alimentação, é só conferir abaixo e já se preparar para uma vida mais saudável pela frente. Dá só uma olhada!

1.Beba leite

Os ortopedistas afirmam que homens e mulheres até 50 anos possuem a necessidade de consumir 1.000 mg de cálcio diariamente. Depois dos 50 o adequado é que o número cresça no mínimo 200 mg. Ou seja, as mulheres devem beber no quatro copos de leite, que contém 300 mg de cálcio cada, por dia. Assim acarretará na prevenção da osteoporose e seus ossos estarão protegidos e fortes. Mas para quem é intolerante a lactose, existem produtos que podem ser ingeridos para adicionar o cálcio que o seu corpo necessita.

2.Inclua vegetais verdes na sua alimentação

Espinafre, brócolis, repolho, salsa, alface, rúcula, ou seja, vegetais verdes escuros são os indicados para evitar a osteoporose, pois são ricos em cálcio, substâncias antioxidantes e baixo nível de calorias tendo cerca de 100 mg de cálcio.

3.Vitamina D

Para que o cálcio seja absorvido adequadamente, o seu corpo deve estar com vitamina D suficiente para nutrir seu corpo. Então a dica é, tome banho de sol nos horários adequados, ou seja, até às 9 horas e a partir de 15 horas, durante uns 15 a 20 minutos. Tempo necessário para o seu corpo absorver, lembrando que são banhos de sol diários.

4.Consuma alimentos que contenha cálcio

Alguns exemplos desses alimentos são os cereais, suco de laranja, leite de soja, leite de amêndoas, feijão e suco de cranberry. Além desses você consumir uma xícara de farinha de aveia, que contém de 100 mg a 150 mg de cálcio. Ou seja, aveia é indispensável.

5.Aposte nas oleaginosas

Sementes de chia, girassol, amendoins e nozes estão entre os recomendados dessa lista. Pois eles podem oferecer de 37 mg de cálcio a 75 mg de cálcio e são encontrados normalmente em frutos secos e em sementes. Sendo adquirido a partir de alimentos de origem vegetal. As amêndoas e as castanhas chegam a oferecer cerca de 100 mg de cálcio.

6.Evite o álcool, refrigerante e cigarro

O refrigerante aumenta o fosfato na corrente sanguínea, afetando os níveis de cálcio dos ossos e impedindo também a filtração do cálcio no seu corpo. Enquanto isso, o cigarro e o álcool causam danos para a saúde óssea e para outros órgãos do seu corpo. Além de diminuir os reflexos e aumentar o risco de quedas resultando em fraturas.

7.Diminua o açúcar

Você sabia que o consumo de açúcar em excesso aumenta a acidez no sangue e reduz a densidade óssea? Isso porque, quando os alimentos contém uma grande quantidade de ácido, resulta em danos no organismo. Alguns exemplos são o desgaste dos dentes e os ossos.

Alguns hábitos adquiridos no seu cotidiano podem fazer a diferença para que você não tenha doenças graves futuramente. E os citados acima são alguns deles, basta seguir as dicas da equipe Hype, hein?!

Fotos: Reprodução

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