Prefeitura de Fortaleza entrega melhorias habitacionais no São Cristóvão e Campo Estrela
20 de outubro de 2017
Nova música de Taylor Swift está entre nós! Vem ouvir Gorgeous!
20 de outubro de 2017

7 receitas para fazer e congelar!

Um dos principais motivos pela falta de alimentação saudável, no dia a dia, é o corre corre da rotina, não é verdade? Porém há um segredo a ser relevado. Tcharammm! Você sabia que congelar os alimentos da maneira correta, pode ser a solução para esse problema?

Isso mesmo, você pode organizar o seu cardápio da semana com antecedência, separar em recipientes específicos e colocá-los no congelador. Assim a coloração, o sabor e os nutrientes permanecerão conservados. E é óbvio que a equipe Hype não ia deixar você na mão, até porque dia de sexta-feira é dia de Gastronomia no Pátio Hype. Ihuuu!

Então confere aí essas sete receitas para você fazer e congelar. Mão na massa galera!

1.Rondelli de Massa de Pastel

Ingredientes:

1/2 pacote de massa de pastel em rolo;

400 g de peito de frango refogado e desfiado;

Molho Branco;

Queijo ralado para polvilhar (pode ser coalho, parmesão, muçarela ou provolone).

Modo de Preparo:

Processe o peito de frango cozido e desfiado, pode ser no multiprocessador ou no liquidificador mesmo. Eu usei o liquidificador, basta você ir colocando o frango desfiado aos poucos e ir batendo com a tecla pulsar.

Para a montagem, abra a massa de pastel sobre a mesa mantendo o plástico que vem nela por baixo (isso vai ajudar na hora de enrolar), espalhe o frango processado uniformemente sobre a massa. Agora com a ajuda do plástico vá enrolando a massa como um rocambole, vá enrolando e retirando o plástico até o final. Depois com uma faca grande corte rodelas de 2 cm mais ou menos.

Espalhe um pouco de molho branco em uma forma refratária (escolha uma bonita para ir à mesa), arrume as rodelas que você cortou, uma ao lado da outra. Espalhe o restante do molho branco por cima, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno.

O forno deve ter sido preaquecido por uns 5 minutos, deixe no médio (180 graus) por uns 30 minutos, ou até começar a dourar. Sirva quente.

2.Kibe de Forno

Ingredientes:

250g de trigo para kibe;

300g de carne moída;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 cebola média;

1 colher de café de alho;

Hortelã;

Pimenta;

Sal à gosto.

Modo de Preparo:

Para começar você vai colocar de molho em água 250g de trigo para kibe (a água deve cobrir todo o trigo) e deixar hidratando por no mínimo uma hora.

Depois de hidratado você vai tirar toda a água, escorrendo bem. Com o trigo já sequinho você vai misturar 300g de carne moída, duas colheres de sopa de manteiga, uma cebola média picada em cubinhos, uma colher de café de alho picado, bastante hortelã, um tanto de pimenta moída na hora e sal à gosto.

Com a massa bem misturada, abra a massa em um refratário untado ou molde-as colocando em tabuleiro untado. Se a ideia é rechear, é melhor fazê-lo inteiro. Faça uma camada, coloque o recheio e finalize com outra camada. Se quiser congelar, é só embalar bem e pôr na geladeira. Quando for comê-lo é só esquentar o forno em temperatura média.

Pincele a massa com um tantinho de manteiga (no caso do kibe de bandeja), assim ele fica bem molhadinho. 40 minutos de forno e tá prontinho para servir. Os salgadinhos tem o tempo menor,  25 a 30 minutos.

3.Escondidinho de Moranga, Carne Seca e Catupiry

Ingredientes:

500g de moranga, ou abóbora moranga como é mais conhecida;

1 colher rasa de sobremesa de sal;

200g de creme de leite;

1 colher de sopa de manteiga;

2 colheres de sopa de azeite;

1 cebola pequena, ralada ou picada bem fininha;

400g de carne seca dessalgada e cozida;

3 tomates picados;

1 colher de chá rasa de sal;

250g de catupiry;

6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Cozinhe a moranga picada sem a casca até que esteja bem macia. Escorra a água e amasse com um garfo ou passe no processador até que fique bem cremosa.

Adicione uma colher rasa de sobremesa de sal, e o creme de leite. Misture bem e reserve. Agora, se você está morrendo de vontade de comer e não quer ter o trabalho de dessalgar, cozinhar e desfiar a carne, muito menos quer esperar o tempo necessário para este processo, vá até o supermercado e compre acarne seca prontinha. Você só precisa abrir a embalagem e escorrer o liquido.

Bom, com a carne pronta, agora é só pegar uma frigideira grande ou panela, colocar a manteiga, o azeite e fritar a cebola até que ela fique bem dourada. Depois acrescente a carne seca e frite rapidamente.

Adicione o sal e também os tomates picados. Cozinhe por uns 10 minutos, o suficiente para que os tomates desmanchem um pouco, mas não deixe secar ao ponto de ter que adicionar água. O interessante é que fique mais sequinha, pois o creme da abóbora já é bem líquido.

Com a carne pronta é só partir para a montagem do prato. Faça uma camada de creme de moranga, use a metade do creme e reservo o restante.

Coloque a carne, e por cima dela todo o catupiry, espalhe por toda a travessa. Depois, coloque o restante do creme de moranga e por último espalhe o queijo parmesão. Você não precisa untar o refratário se ele tiver fundo grosso, mas se você usar uma forma de alumínio, com fundo fininho, o bacana é passar um pouco de óleo ou manteiga para não grudar no fundo.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC (forno médio) por uns 15 ou 20 minutos. Quando começar a borbulhar e só dar uma gratinada no queijinho.

4.Polenta Recheada

Ingredientes:

1 xícara de flocos de milho pré-cozido para polenta;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de chá de sal;

3 e 1/2 xícaras de água morna;

1 colher de sopa de óleo;

1/2 cebola média picada;

2 linguiças tipo guanabara cortada em fatias;

250g de carne moída;

2 xícaras de tomates picados ( uns 3 tomates);

1 colher de chá de sal;

Pimenta do reino a gosto;

Queijo mussarela ralado ou em fatias, a gosto;

Queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga numa panela e quando ela começar a derreter, adicione os flocos de milho, a água morna e o sal. Mexa sempre em fogo médio até começar a engrossar. Neste momento, baixe o fogo e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo sempre.

Em outra panela, coloque o óleo e a cebola para fritar. Quando a cebola estiver  levemente dourada, acrescente a lingüiça e frite por uns dois minutos.

Acrescente a carne, e quando ela estiver cozida, acrescente os tomates, o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhando até os tomates começarem a desmanchar. Se for preciso, adicione um pouco de água.

Numa travessa grande, coloque a metade da polenta, formando uma camada que forre todo o fundo da travessa. Sobre a camada de polenta adicione uma camada de queijo, coloque a carne com o molho, mais uma camada de queijo e por fim, o restante da polenta.

Polvilhe queijo parmesão sobre a polenta e leve ao forno preaquecido a 180ºC  por  aproximadamente 20 minutos para que aqueça e derreta o queijo.

5.Estrogonofe Light de Frango

Ingredientes:

300 gramas peito de frango picado;

1 dente alho picado;

1 xícara molho de tomate;

colheres (sopa) requeijão light ou cream cheese;

0,5 xícara champignon (opcional);

Sal à gosto;

Pimenta à gosto.

Modo de Preparo:

Refogue o alho e dourar o frango usando a técnica de fritar sem óleo.

Acrescente o champignon e o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Tempere à gosto com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e acrescente o requeijão light. Bom Apetite!

6.“Arroz” de Couve-Flor

Ingredientes:

1 couve-flor pequeno (ou metade de um grande);

1 colher (de sobremesa) de óleo de coco (pode ser azeite de oliva ou manteiga ghee ou clarificada);

2 colheres (de sopa) de cebola ralada;

1 pitada de sal (usei o marinho).

Modo de Preparo:

A primeira coisa é preparar a couve-flor. Corte os floretes dela e lave muito bem, se quiser deixe até um pouquinho de molho. Agora para deixar ela com aparência de arroz você pode fazer de três maneiras: No processador, basta colocar a couve-flor crua no processador e ir apertando a tecla pulsar até a couve-flor ficar trituradinha como se fossem grãos de arroz. No liquidificador, coloque pequenas porções de couve-flor crua. No ralo grosso, rale a couve-flor crua no ralo grosso.

Em seguida, coloque em uma panela o óleo de coco e a cebola e deixe murchar, não precisa dourar. Acrescente a couve-flor processada e refoge também. Vá mexendo de vez em quando. Não precisa colocar água e em poucos minutos ela já estará cozida. Acerte o sal e sirva.

Para fazer no micro-ondas, coloque a couve-flor processada e a cebola, misture bem. Tampe o refratário com uma tampa própria para micro-ondas ou coloque papel filme por cima e faça alguns furinhos. Leve ao micro-ondas por três minutos, mexa bem. Se precisar volte para o micro-ondas por mais alguns minutinhos. Depois de cozido e ainda quente, misture o óleo de coco e o sal.

Por fim, para congelar, basta separar em recipientes a quantidade que for usar por vez (não pode recongelar). Coloque uma tampa e guardo no freezer. Se for congelar por um tempo grande, dura três meses no freezer. O segredo é tirar todo o ar do recipiente, ou saco de congelamento.

7.Waffle Churros

Ingredientes:

200mL leite integral;

115g farinha de trigo;

35g amido de milho;

30g açúcar cristal;

1 ovo;

25g creme de leite fresco ou manteiga sem sal derretida;

8g fermento químico em pó;

1,5g sal;

Canela em pó à gosto;

Para polvilhar: Manteiga sem sal derretida;

Para polvilhar: Canela em pó;

Para polvilhar: Açúcar cristal ou refinado.

Modo de Preparo:

Numa tigela misture os ingredientes secos: farinha de trigo, amido de milho, açúcar cristal, fermento químico em pó, sal e canela em pó. A canela é à gosto. Misture bem com um fouet. Reserve.

Separe a gema e a clara. Misture a gema, leite integral e creme de leite fresco (ou manteiga sem sal derretida). Misture bem. Bata a clara em neve. Reserve.

Acrescente o líquido sobre os secos mexendo bem para não deixar grumos. Então, adicione a massa sobre a clara batida em neve e misture para deixar bem uniforme.

Já deixe preparado a sua mistura de açúcar e canela que dará a característica de churros ou bolinho de chuva. A quantidade de canela também depende do seu paladar. Além da mistura, deixar derretida manteiga sem sal também. Deixe um pincel próximo.

Use a massa pronta na sua máquina de waffle e espere ficar pronta. O tempo de cozimento vai depender de cada equipamento. Retire da máquina e deixe esfriar ligeiramente para ficar mais firme. Então, passe a manteiga derretida sobre o waffle (nos dois lados) e depois na mistura de açúcar e canela.

Se quiser com uma calda de doce de leite e maple (só misturar os dois e aquecer para ficar mais fluído).

Pratos selecionados? Agora é só comprar os ingredientes e começar os preparativos!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *