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O Natal passou e este é o momento em que muita gente aproveita para fazer suas compras, sabia? Esperar um pouco mais e adiar as compras natalinas pode ser garantia de boas compras e descontos valiosos, já que é nesta hora que muitas lojas físicas e virtuais, fazem aquela já tradicional liquidação, oferecendo preços mais acessíveis. Porém, para se dar verdadeiramente bem, é preciso ficar atento a algumas questões importantes, para passar longe de armadilhas e enganações. Se você também quer fazer boas compras após o Natal, se liga nas nossas dicas para não errar e se dar bem! Vamos conferir?

planejamento

1- Antes das compras

Antes de sair por aí fazendo suas comprinhas pós Natal, é super importante ficar por dentro das reais oportunidades que o mercado vai oferecer. Uma boa dica é conferir as ofertas mais detalhadamente, seja por meio de folhetos publicitários, encartes e flyers ou até mesmo através da internet, acessando os sites das marcas nas quais você tem interesse. Assim, é possível definir previamente o que vai comprar, o que ajuda e muito no planejamento de compras mais seguras e menos impulsivas! E fique de olho: O Código de Defesa do Consumidor determina que o lojista é obrigado a cumprir toda oferta que for divulgada previamente.

2- Vá com calma

Não é porque o Natal passou e os descontos então a solta que você deve sair do controle, afinal, compras feitas se tornam imediatamente contas a pagar, certo? É importante avaliar bem o que você pretende comprar para não levar gato por lebre. Evite fazer as compras de forma apressada e não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados informados na embalagem. Observe se o manual de instruções está em português, o que é obrigatório. No caso de brinquedos, é sempre importante checar a necessidade de pilhas, baterias e etc.

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3- A entrega e transporte do produto

Na hora de aproveitar os descontos do pós Natal, é importante ficar atento a todas as etapas da compra, como a entrega do produto, por exemplo! Muitas lojas que promovem liquidações não entregam o produto na casa do consumidor,  oque pode acar gerando problemas, já que é o cliente que fica responsável por levar a compra. Essa informação deve ser prestada de maneira clara e antes do fechamento do negócio. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas e se certificar de que você terá uma forma segura de levar para casa os produtos que adquiriu!

Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, devolva o produto com especificação do problema na nota de entrega e entre em contato com a loja para tentar solucionar a questão.

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4- Produto com defeito?

Uma das grandes armadilhas dos produtos vendidos com desconto após o Natal, são os defeitos que podemos encontrar. Algumas lojas vendem, na promoção, produtos com pequenos defeitos (roupas com manchas ou descosturadas ou móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, por exemplo). Quando o consumidor faz a compra sabendo do defeito, a loja não tem obrigação de dar garantia para esses problemas. Porém, se o defeito não for conhecido do consumidor, vale o que diz a lei. O prazo para reclamar de defeitos aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias (produtos não duráveis) ou 90 dias (bens duráveis).

O lojista pode, primeiro, propor um conserto, que deve ser feito em até 30 dias. Se mesmo assim o problema persistir, o consumidor tem direito à troca do produto, à devolução do valor pago ou a um abatimento no preço.

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5- Pague à vista

Pergunte quais são as opções de pagamento oferecidas pela loja e compare com seus recursos financeiros. A melhor opção é o pagamento à vista, pois o consumidor consegue barganhar descontos e não fica com o orçamento comprometido nos próximos meses (lembre-se de que janeiro é cheio de contas para pagar: despesas de férias, matrícula e material escolar, impostos etc..).

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6- Financiamento e Cartão de crédito

Se não for possível pagar à vista e a ideia for fazer um financiamento, leia o contrato com atenção, riscando os espaços em branco. A loja é obrigada a informar os juros cobrados, as taxas embutidas e o total da compra a prazo. Ao receber o boleto, verifique se ele está de acordo com o contrato.

Nos pagamentos feitos com cartão de crédito, o preço deve ser igual àquele cobrado à vista ou em cheque. Se o consumidor der cheques pré-datados, é importante que eles sejam emitidos nominais à loja.

7- Cuidado com compras por impulso

Aquela vontad ncontrolável de comprar, mesmo sem precisar tanto de algum produto é um dos grandes inimigos do bolso na hora de aproveitar as liquidações de janeiro. Para se proteger, é preciso levar em conta fatores importantes: Priorize o pagamento das dívidas já assumidas, como a fatura integral do cartão de crédito com as compras realizadas no final do ano passado. Faça também um levantamento de todas as contas para saber se há espaço no orçamento da família para novas compras. Planeje as compras, desde uma roupa até uma televisão e reflita se está realmente precisando daquele produto. Discutir a necessidade da compra com a família ou amigos também é uma boa dica para fugir das compras por impulso!

Por fim, procure fazer uma lista escrita e detalhada dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista sem cair em tentação!

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8- Trocando presentes

O Código de Defesa do Consumidor não obriga os fornecedores a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nestes casos, a loja só terá de trocar a mercadoria caso tenha prometido. Para exigir que a empresa troque um produto sem defeitos, solicite esse compromisso por escrito, em etiquetas ou nota fiscal, por exemplo.

As oportunidades são muitas e, tomando algumas providências e cuidados, é possível garantir ótimas compras neste período após o Natal. Seja esperta e programe-se para levar a melhor. E o bolso, claro, agradece!

 

Fotos: Reprodução

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