Novo “Piratas do Caribe” é sequestrado
17 de maio de 2017
No Dia Internacional contra a Homofobia, 5 canais para desmistificar o assunto
17 de maio de 2017

Por mais que pareça clichê, todo mundo sabe que beber água é vital para o ser humano. Afinal de contas, nada refresca mais que um copo d’água. E nada é tão saudável. Mesmo assim, muitas de nós não bebemos a quantidade suficiente durante o dia e ignoramos que a importância do líquido é bem maior do que imaginamos.

Portanto, se você tem preguiça de levantar diversas vezes ao dia para beber água e ainda acha que já bebe o suficiente, nós vamos listar oito sinais que mostram que você não está bebendo água na quantidade certa. Se perceber alguns dos sinais abaixo, fique atenta! E entenda de uma vez por todas o porquê beber água durante todo o dia é fundamental. 

♦ Sensação de boca seca

Um sintoma que é mais evidente que as suas consequências. Claro que quase sempre tentamos beber algum líquido quando sentimos a boca seca, mas isso resolve temporariamente o problema. A água potável lubrifica as mucosas da boca e da garganta, deixando a área úmida, como sempre deve estar.

bebendo água na quantidade certa 2

♦ Olhos secos

Um dos sinais de que você não está bebendo água na quantidade certa falta são olhos vermelhos (outra vez: lembre-se da sua última ressaca). Sem a quantidade necessária de água, os canais lacrimais secam, o que pode afetar os olhos, ainda mais para quem usa lentes de contato.

♦ Diminuição da massa muscular

Os músculos também são compostos de água. Beber água antes, durante e depois de fazer exercícios é muito importante para se sentir bem e reduzir a probabilidade de inflamações e dores.

A young businesswoman feeling the pressure at work

♦ Sensação de cansaço e sonolência

Quando o corpo começa a “emprestar” água do sangue, falta oxigênio, o que leva à sensação de cansaço e sonolência. A cada dia você pode se sentir mais cansado e o café não é uma solução a médio ou longo prazos.

♦ Dor nas articulações

As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água. Por isso, é necessário beber água, para não prejudicar os ossos. Ao manter a hidratação, as articulações aguentam movimentos repetitivos ou fortes, como corrida ou quando caímos.

♦ Problemas digestivos

Já falamos da importância de umedecer a mucosa oral, e isso está relacionado com o sistema digestivo. Sem isso, a densidade da mucosa estomacal se reduz, o que faz com que o suco gástrico maltrate os órgãos internos. Isso leva ao que chamamos de acidez estomacal e indigestão.

♦ Sintomas de envelhecimento precoce

A quantidade de água que nosso corpo consegue reter diminui com a idade. Quando envelhecemos, é necessário aumentar a ingestão de água. Mesmo que os sintomas do envelhecimento sejam maiores no exterior, a desidratação é muito prejudicial internamente no longo prazo. Para reduzir esses riscos, crie o hábito de tomar água desde jovem.

♦ Ficar mais tempo doente que os outros

A água ajuda a eliminar as toxinas. Os órgãos trabalham como um só na hora de filtrar o que não precisam. Sem água, esse mecanismo pode falhar. Ao sofrer desidratação, os órgãos começam a ’chupar’ água do sangue, por exemplo, o que pode levar a uma longa lista de problemas.

A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cálculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios. Então, se você anda se descuidando e não está bebendo água na quantidade certa, procure sempre manter uma garrafinha de água por perto. Sua saúde, beleza e até o humor agradecem!;)

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *