10 artistas que já morreram e você nem sabia
2 de novembro de 2017
10 mudanças no corpo durante a gravidez!
2 de novembro de 2017

A arte assustadora de Zdzisław Beksiński

Não é só nas fantasias, filmes, seriados e festas que se pode encontrar todo o assustador e criativo universo do terror. A arte também nos reserva muitos ambientes sombrios e é isso que podemos conferir nas obras de Zdzisław Beksiński. Ao som de música clássica, esse polonês retratou seus mais sinistros pesadelos e, como ele mesmo descreveu, suas “fotografias do mundo dos sonhos”. Então, nesse cenário sinistro que te convidamos a embarcar no nosso “trem fantasma” e conhecer um pouco sobre esse artista e suas criações fantásticas! Vamos lá?

zdzislaw-beksinski7

Além de pintor, Zdzislaw foi fotógrafo e, mesmo com a carga pesada em seus trabalhos, era considerado um senhor calmo e bastante agradável. No entanto, o mundo de pesadelos desse incrível artista por vezes saiu das telas e refletiu-se em sua vida pessoal. Sua esposa faleceu em 1998 e seu filho cometeu suicídio um ano depois, na véspera de natal. Quanto à morte do próprio Beksiński , temos ainda mais a lamentar o desfecho. No ano de 2005, ele foi encontrado morto em seu próprio apartamento, com 17 facadas. O crime foi cometido pelo filho adolescente de sua enfermeira de longa data e o motivo do assassinato era que o artista recusou-se a emprestar uma quantia de aproximadamente 100 dólares ao jovem.

 

A história de Zdzisław Beksiński não é uma das mais agradáveis de se conhecer, mas sua arte é extraordinária, não é mesmo? O toque sombrio, as cores apáticas e a mistura de estilos abstrato, barroco e gótico, dão a essas obras todo a ar sinistro bem característico do Halloween. Porém, não devemos resumir tudo isso apenas em algo assustador. A riqueza em traços e a imaginação do artista transformam todo o feio em belo, nos mostrando que o seu significado pode ir muito além de criaturas monstruosas.

Fotos: Reprodução / Obras de Zdzisław Beksiński

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *