Vila das Artes abre inscrições para curso sobre macumbeiras
1 de agosto de 2019
Trailer de 13 Reasons Why revela novo mistério e data de estreia
2 de agosto de 2019

Abertas inscrições para curso “Novos cinemas latino-americanos”

A Vila das Artes, abriu inscrições por meio da Escola Pública de Audiovisual, para o curso “Novos cinemas latino-americanos”, com Victor Guimarães. A atividade ocorre de 12 a 16 de agosto, das 9h às 13h, na Vila das Artes. Inscrições deverão ser realizadas online até 07/08. Interessados devem ter a idade mínima de 16 anos. Clique aqui para se inscrever.

Por meio de discussões históricas, teóricas e estéticas, o curso pretende traçar um panorama dos novos cinemas que surgiram em vários países da América Latina a partir de meados dos anos 1950. A metodologia consistirá numa articulação entre elementos históricos, discussão teórica a partir de textos latino-americanos ainda pouquíssimo estudados no Brasil e revisita a filmes.

“A filmografia do curso incluirá desde fragmentos de obras canônicas dos novos cinemas latino-americanos até curtas-metragens raros, conseguidos junto a arquivos, cinematecas e os próprios cineastas e seus herdeiros”, explica Victor Guimarães.

Sobre o ministrante
Victor Guimarães é crítico, curador e professor. Escreve para a revista Cinética desde 2012 e para o site Horizonte da Cena desde 2015. Colaborou com revistas como Senses of Cinema (Austrália), Desistfilm (Peru), El Agente Cine (Chile), Lumière (Espanha) e La Furia Umana (Itália), além de diversos livros, catálogos de festivais e mostras retrospectivas. Foi professor no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte), na Universidade Positivo (Curitiba) e na Vila das Artes (Fortaleza). Atualmente é um dos programadores de longas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes. Há vários anos tem direcionado suas pesquisas para a história e a estética do cinema latino-americano. É doutor em Comunicação Social pela UFMG, com passagem pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), com a tese “Itinerários da margem, figuras do povo: Aloysio Raulino e o cinema latino-americano”.

Serviço
Curso “Novos cinemas latino-americanos”
Inscrições: até 07/08
Ficha de Inscrição
Realização do curso: 12 a 16 de agosto, das 9h às 13h
Local: Vilas das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)
Mais informações: (85) 3252-1404
Gratuito

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Vila das Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *