Vem aí mais um Sebrae Startup Day!
18 de maio de 2017
Agenda cultural do fim de semana
19 de maio de 2017

Ações de cultura no sistema penitenciário

Ter uma imagem negativa do sistema penitenciário pode ser comum, mas a realidade dentro desses locais deve proporcionar o máximo de reintegração social. Pensando nisso, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, às 15h, será realizada nova reunião do grupo de trabalho entre as Secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Cultura (Secult). O GT da Cultura tem o objetivo de discutir ações para o sistema penitenciário, beneficiando agentes penitenciários, internos e egressos. O encontro acontece na sede da Sejus.

Durante a reunião, a Secretaria de Cultura do Estado entregará oficialmente livros doados durante a Bienal do Livro do Ceará, realizada em abril deste ano. As obras serão distribuídas nas bibliotecas do sistema penitenciário. Também está na pauta do encontro a instauração do projeto ‘Agentes de Leitura’ dentro das unidades prisionais. Para Cristiane Gadelha, a qualidade de vida é o principal alvo das discussões nos grupos de trabalhos. “Por meio da cultura, respeitamos o básico do ser humano, melhoramos a sua vida durante o encarceramento e damos acesso a novos conhecimentos e habilidades”, reforça a coordenadora.

O GT é fruto de acordo assinado entre as secretarias de estado em dezembro de 2016 e visa ampliar as parcerias culturais entre os órgãos, facilitando a reinserção social dos internos e egressos. Além da realização periódica dos grupos de trabalho, as duas secretarias se unirão a outras instituições da sociedade civil para discutir a construção do Plano Estadual de Cultura para o Sistema Penitenciário. O Plano nasce a partir de reuniões do GT formado por técnicos da Sejus e da Secult.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *