Uece abre inscrição para mestrado em Gestão de Negócios Turísticos
5 de fevereiro de 2016
Ecologia em pleno Festival Jazz & Blues em Guaramiranga
5 de fevereiro de 2016

A reclamação é antiga, mas infelizmente o lixo continua presente em quase todas as ruas de Fortaleza. Basta dar uma chuvinha na capital cearense que logo se observa ruas alagadas e prejuízos incalculáveis, tudo isso com grande influência do descarte inadequado do lixo.

Utilizando o tempo destinado a oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Ronilvaldo Maia (PT) destacou o acúmulo de lixo em toda a cidade. Segundo o parlamentar, apesar do problema não ser atual tem se agravado na gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Para dar embasamento a sua afirmação acerca do acúmulo de lixo em Fortaleza, o vereador levou para a discussão vídeos e fotos de moradores denunciando rampas de lixo em vários pontos da cidade. Nos depoimentos feitos pelos moradores, além da questão do lixo, eles alertam a demora nas obras e reparos responsáveis pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, gerando transtornos nas ruas.

Segundo Ronivaldo, as imagens deixam claro a situação da cidade. “É nosso dever cobrar o prefeito que recolha o quanto antes o lixo que ele deixou acumular. Esses lixos que estão nesses pontos e em muitos outros, estão lá há meses. Cada rampa dessas de lixos é um foco e criadouro do mosquito da dengue. É lamentável que o prefeito Roberto Cláudio deixou chegar onde chegamos. Onde você anda, nossos amigos que visitam Fortaleza se impressionam com o acúmulo de lixo. Isso não era para estar acontecendo”, criticou.

acúmulo de lixo 2

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e quase sempre visíveis. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento antissocial, delituoso e anti-ambiental, caracterizando-se como um problema social. O mais incrível é que justamente quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é o responsável por provocá-la.

Sabe aquele saquinho do picolé, a latinha do refrigerante ou o próprio lixo recolhido que muitas vezes é descartado em vias públicas, praças e terrenos? Tudo isso afeta a higiene do ambiente e o tornam mais sujo. Portanto, lembre-se: quando o assunto é limpeza urbana, a responsabilidade é de todos.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *