3ª edição da Ciclofaixa Cultural
10 de outubro de 2018
Bruna Marquezine faz tatuagem com erro ortográfico e vira piada
10 de outubro de 2018

Adubo Caseiro – Aprenda como fazer e ter uma atitude sustentável em casa!

A falta de nutrientes no solo pode ser a razão pela qual as suas plantas não estão crescendo, florescendo ou fracas. Os adubos caseiros são a saída perfeita, tanto para aproveitar restos de comidas, como para ajudar as suas plantinhas. Por exemplo, cascas de banana, ovo, entre outros. O melhor é que você pode adubar sempre que achar necessário com os adubos caseiros. Mas chega de bate-papo e vamos lá conferir as dicas verdes do Pátio Hype. Confere aí!

1.Casca de banana

As cascas de banana nunca mais irão para o lixo, por ser uma fonte de potássio, elas são ideais para enriquecer o solo. Triture a casca e a polpa, em seguida, enterre ao redor da planta. Outra função para a parte interna da banana é limpar e lustrar as folhas da plantinha, assim elas ficam ainda mais brilhantes. Por exemplo, os cactos, as alocasias e filodendros são facilmente limpas com a casca da banana.

2.Casca de ovo

Quando trata-se do crescimento das plantas, a casca de ovo pode ser um ótimo aliado, pois é rica em cálcio. Para preparar o adubo, assim como a casca de banana, triture as cascas no liquidificador ou com um pilão, em seguida, após se transformarem em uma farofa, pulverize sobre o substrato e, dessa forma, o cálcio vai sendo absorvido quando a planta for regada.

3.Borra de café

A borra de café deve ser diluída na água, 100g de borra em um litro de água, depois, deixe descansar por um semana. Após uma semana, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas das plantas, para que a mistura tenha a função de repelente e afaste as pragas. Entretanto, se você preferir, ponha em um regador e coloque na terra, como um fertilizante, pois é fonte de nitrogênio e carbono. Dica Hype: não coloque a borra do café diretamente na terra.

4.Cascas de vegetais

Outras cascas de alimentos funcionais para o crescimento saudável das suas plantas, são as cascas de abóbora, canoura e batata, ricas em vitamina E.

5.Leite

Dilua 100ml de leite em um litro de água, borrife nas folhas e assim a mistura agirá como fungicida. Por conter sais e aminoácidos, as plantas se tornam mais resistentes e afasta o aparecimento de bichos que podem causar doenças. Para ter função fertilizante, basta aplicar no substrato. Fonte de cálcio, o leite deixará as plantas mais bonitas. Ahhh! Logo após preparar a mistura, use e jogue o restante fora, Ok?

6.Canela

Para evitar fungos, misture o pó de canela com o solo da planta, assim ele também acelerará o enraizamento. Dica Hype: se a sua plantinha estiver machucada, coloque o pó sobre o ferimento e assim o pó de canela poderá ajudar.

Você já conhecia essas dicas de adubo caseiro? Conta para a equipe do Hype, é só comentar logo abaixo.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *