Agenda Ambiental da Assembleia realiza Painel sobre Mudanças Climáticas
13 de março de 2020
5 truques para garantir disposição durante o dia
16 de março de 2020

Agora é a vez do queernejo! Conheça o estilo que tem tomado conta das paradas!

queernejo

Primeiro foi o pagonejo…Depois, veio funknejo… Então, na mesma época, teve também a febre do pagofunk… Recentemente, foi a vez do bregafunk…. E nesse caldeirão cultural que é a música pop brasileira, mais um estilo está chegando para ficar! Estamos falando do queernejo, que mais do que um estilo de música é uma verdadeira representação estética, quase filosófica, de um novo cenário musical do Brasil! Você já conhecia? Pois vem ouvir alguns de seus principais representantes aqui com a gente!

Como o nome indica, queernejo vem das junções da cultura queer – ligada ao movimento LGBTQIA+ – com o sertanejo. Então, é isso mesmo, é um dos movimentos que mais tem crescido no Brasil unido a um dos estilos musicais que mais fazem sucesso em nosso país. O queernejo vem conquistando uma fatia grande no mercado musical brasileiro. Isso porque ele até ganhou até um festival próprio. Estamos falando do FivelaFest, que, se o coronavírus permitir, acontece no dia 19 de junho, em São Paulo. Na ocasião, os maiores nomes do estilo aqui no Brasil estarão reunidos.

Na verdade, a união de música country/sertaneja com a cultura queer/gay não é nenhuma novidade. Isso porque ano passado, Lil Nas X com sua OldTown Road bateu o recorde de permanência em primeiro lugar da Billboard. Lil Nas X, conhecido por unir o rap com o country, é assumidamente gay e um dos expoentes internacionais do queernejo.

Já aqui no Brasil temos outros grandes nomes representando o estilo, que vem rompendo barreiras e mudando a estética das famosas músicas sertanejas. Além do trio “cachaça, dor de cotovelo e bailão”, o estilo agora também aborda outros temas. Dá só uma conferida em quem anda fazendo sucesso no estilo aqui no país:

Gabeu

O jovem paulista é um dos principais nomes do queernejo no Brasil. Isso porque ele é o filho de ninguém menos do que Solimóes, da dupla Rio Negro e Solimões. Além do pai, dentre suas referências musicais, ele traz artistas como Milionário e José Rico ao lado de Lady Gaga. Toda essa fusão cultural resultou em um pop sertanejo de raiz, por assim dizer. Simplesmente viciante!

Gali Galó

De Ribeirão Preto para o mundo! Influenciado pelas modas de viola e pela música caipira, ele acrescenta pitadas de pop e brega nessa mistura toda. Então, claro que o resultado só podia ser algo vibrante e para lá de divertido, não é mesmo?

Juntos, Gabeu e Gali Galó são os organizadores do FivelaFest. Ai gente, o que falar desse estilo musical que a gente mal conhece, mas já considera pra caramba, hein???

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *