Agenda do Fim de Semana
23 de agosto de 2012
A lingerie certa para disfarçar os quilinhos a mais!
24 de agosto de 2012

Agroecologia – Experiências sustentáveis, éticas, econômicas e sociais

Acreditar que a convivência sem a exploração desenfreada da terra é possível, que outras práticas de agricultura que maltratem menos o solo são viáveis e que do lugar onde se está é possível ter uma vida descente e saudável. A agroecologia vem mudando a forma como famílias inteiras pelo Brasil lidam com o solo nas suas práticas de agricultura diária, e propondo outro relação com o solo, água, ar…

A proposta agroecológica tem por finalidade trabalhar em um sistema alternativo de agricultura familiar sendo socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. As famílias não só tiram o próprio sustento da terra que outrora era pobre de insumos para fazer germinar alimentos diversos, como também produzem tendo em vista uma alternativa de geração de renda. Elas comercializam um produto saudável, livre de agrotóxicos e confiável nas suas formas de produção.

Entre as definições para agroecologia usadas pela pesquisadora Ivani Guterres, uma diz: “A abordagem agroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção. Na base dessa mudança está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas – uma produção com e não contra a natureza. Propõe, portanto, novas formas de apropriação dos recursos naturais que devem se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a filosofia-base”.

Como outras formas de agricultura familiar e sustentável, na agroecologia não se usam fertilizantes minerais ou algum outro composto industrializado que possa pôr a prova a qualidade do alimento produzido. A agroecologia baseia-se, ainda, em uma sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética.

Para entender melhor a que se propõe a agroecologia, a Articulação Nacional de Agroecologia, produziu quatro curtas sobre experiências agroecológicas em diferentes regiões do Brasil. São famílias que através das práticas de agricultura familiar e sustentável conseguem produzir para o consumo e geração de renda.

O vídeo a seguir, “Transição: Experiências agroecológicas na Paraíba”, filmado no município de Massaranduba, Paraíba.

[vimeo width=”600″ height=”300″]http://vimeo.com/44011120[/vimeo]

 

Foto e vídeo: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *