Receita do dia – Sanduiche de forno gratinado
7 de junho de 2018
Prefeitura realiza cadastro para o São João 2018
7 de junho de 2018
Um dia de experiências enriquecedoras, diversão e conhecimento! Assim foi a tarde desta quarta-feira (06) para os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Ícaro de Sousa, localizada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, que tiveram a oportunidade de visitar as dependências da Assembleia Legislativa, através do projeto O Parlamento e Sua História.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, durante a visita os alunos conheceram a sala de resíduos sólidos da AL e participaram de dinâmica e palestra com Eugênio Maciel sobre o descarte correto dos resíduos. A iniciativa faz pare da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Poder Legislativo.

O grupo, composto por alunos do 2º ano do ensino médio do curso de Administração, participou do projeto O Parlamento e sua História, organizado pelo Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce). Além de conhecer os espaços da Casa, o grupo participou de palestra realizada pela jornalista Edna Pontes sobre a história e o funcionamento do Poder Legislativo.

Para o professor Lucas Farias, o projeto tem como principal vantagem fomentar o interesse pela política ainda na juventude. “Às vezes, a influência da política não é tão perceptível no dia a dia. Conhecer mais de perto os espaços onde são debatidas e aprovadas as leis possibilita maior conscientização e criticidade”,  destacou o docente.

Já na visão de Mariane Almeida, 16, o que mais chamou a atenção sobre a história da AL foi a pouca representatividade feminina entre os parlamentares. “A gente precisa colocar pessoas [no poder] que realmente vão saber as nossas necessidades e os nossos direitos”, apontou a estudante.

Além da sala de resíduos sólidos, o grupo ainda conheceu o Plenário 13 de Maio, o Comitê de Imprensa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o acervo histórico do Memorial.

Sobre o projeto O Parlamento e Sua História

O projeto O Parlamento e sua História é coordenado pela equipe do Malce, composta por Edna Camarço, Cléa Menezes, Lígia Farias,Gerdelânia Holanda, Marcela Loiola, Eveline Freitas, Juliane Morais, Lara Luiza e Matheus Pinheiro. Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *