Receita do dia – Gratinado de palmito fácil
13 de fevereiro de 2020
Governo do Ceará promove workshop para inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho
13 de fevereiro de 2020

Anos 60 – 7 provas de que a década está de volta

A geração de jovens nascidos no “baby boom” pós-guerra fizeram dos anos 60 uma das décadas mais marcantes para o universo da moda. Muito além do casaco de couro e da minissaia, os anos dourados trouxeram liberdade de escolha para a mulher, que se desprendeu dos padrões de estilo pré-estabelecidos em décadas passadas. Pela primeira vez na história, a moda se tornou um instrumento ligado à atitude e comportamento. Os looks restritos ao gênero masculino passaram a ser usados pelas mulheres, em um estilo unissex.

No ritmo de Elvis Presley e dos Beatles, as mulheres deixaram de lado as saias abaixo dos joelhos e vestidos que cobriam o corpo. Nos anos 60, peças curtas deixavam as pernas à mostra. Se a estampa fosse de poá, floral ou psicodélica era ainda melhor.

Estilistas como André Courrèges e Saint Laurent criaram um padrão de roupa que foi hit nos anos 60: vestidos tubinhos bem curtinhos, em linha reta e com botas brancas que até hoje fazem o maior sucesso.

A modelo Twiggy foi símbolo da época, com seu estilo andrógeno, olhar marcado e looks com minissaia. Referências em sofisticação europeia, Catherine Deneuve e Brigitte Bardot eram as queridinhas dos estilistas franceses e representaram muito bem o estilo jovial daqueles anos como musas fashionistas.

Nos Estados Unidos, o corte de cabelo pixie de Mia Farrow e suas roupas com típica gola Peter Pan influenciou mulheres do mundo inteiro. A primeira dama Jackie Kennedy também está entre as referências femininas dos anos 60, com seus ternos e saias bem cortadas, chapéu estilo pillbox e maxi óculos escuros.

Duvida que a década tá com tudo? Reunimos sete provas para te mostrar que a década de 60 tá com tudo no mundinho fashion. Vem conferir!

1 – Minissaia

Quem não ama uma minissaia? Então, agradecemos à Mary Quant por isso. A peça segue firme e forte até hoje e se tornou um curinga para todas as estações do ano. Combinada com bota de cano alto, a minissaia compõe um look sexy.

2 – Tweed

Kate Middleton é fã de um tweed, um tecido feito de lã com tramas mais grossas e ásperas, que é a cara dos anos 60. Conjuntinhos com saia e blazer curto, como este da foto, remetem aos looks da época.

3 – Vestido trapézio

O vestido trapézio fez bastante sucesso na década de 60, principalmente com a popularização dos modelitos utilizados pela icônica modelo Twiggy. E para a alegria de todas – pois é uma graça – ele está de volta aos looks fashionistas.

O vestido trapézio, para quem não conhece, possui a barra da saia mais ampla, valorizando o quadril. Geralmente, esse tipo de vestido é confeccionado em tecidos mais estruturados a fim de deixar o look menos marcado e mais fluido. A modelagem dele é bem simples e segue até a linha minimalista. O modelo original lá dos anos 60 era sem mangas mas atualmente existe uma variação do vestido que promete agradar a todas!

4 – Estampas

Estampas vibrantes, como as florais, e cores bem vivas são a cara dos anos 60. As franjas presas na calça também são outra referência à década.

5 – Lenço no cabelo

Os lenços estampados foram hit nessa década e foram muito usados no pescoço com um nó e também no cabelo, como uma faixa grossa. Ahh, eles também apareceram nestes outros posts aqui e aqui!

6 – Óculos de sol grandes e redondos

Se você é fã de óculos de sol grandes e redondos, saiba que eles remetem diretamente à década de 60. Com armações metálicas ou de acetado, eles continuam na moda até hoje.

7 – Bota cano alto

A bota de cano alto transcendeu os anos 60 e esta presentes até hoje no guarda-roupa feminino. Já tem algumas muitas temporadas que ela é a peça statement de vários looks fashionistas e pelo o que parece isso não vai mudar tão cedo.

Qual dessas peças você encontra facilmente no seu guarda-roupa? Se der match na lista toda tá liberado se autodeclarar amante dos anos 60, viu?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *