Minas Trend – As incríveis mulheres contemporâneas de Lino Villaventura!
8 de abril de 2016
ECO Energia e PROJEC apresentam Árvore Solar para alimentar bicicletas elétricas da UECE
8 de abril de 2016

Nesta época do ano existe pelo menos um inseto presente no cotidiano de todos, não adianta negar. Seja a muriçoca – conhecida por sua insuportável capacidade de perturbar o sono e sugar o sangue das pessoas -, ou o tão temido Aedes aegypti – transmissor de doenças bastante sérias como o Zika Vírus e a Chikungunya, que formam agora um trio com a famosa e indesejada Dengue.

É fato! Calor e chuvas combinados geram o ambiente perfeito para geração de criadouros desses seres indesejados, mas algumas ferramentas estão ao nosso alcance para mantê-los afastados e são da própria natureza, podendo ser encontradas em plantas especiais que ajudam a repelir os insetos. O No Pátio pesquisou e traz hoje a dica de um sabonete repelente que pode ser feito com óleos essenciais poderosos e bem aceitos pelo organismo da maioria das pessoas, são eles: o Cravo a Citronela e o Neem.

Estes óleos de origem vegetal e são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais especializadas em velas, perfumes e saboaria artesanal ou na própria Internet. Não são novidade para muita gente, pois são usados para este fim desde o tempo de nossas vovós.

Veja abaixo os materiais necessários para fazer o seu sabonete repelente caseiro:

– Meio quilo de glicerina neutra;

– 50 ml de óleo essencial (Cravo, Citronela ou Neen);

– Corante de sua preferência;

– Formas de sabonete;

– Essência aromática (opcional).

sabonete repelente 2

Passo a passo para fazer o sabonete:

Derreta a glicerina em banho maria (aproximadamente 500g). Adicione o corante da sua preferência – cerca de cinco gotas, dependendo do tipo de corante. Em seguida, adicione o óleo essencial de cravo da índia, neem ou citronela (50 ml). Por fim, coloque em formas de sabonete e espere esfriar. É opcional usar essências aromáticas, mas ajudam muito na qualidade final do produto. A receita dura a validade da glicerina.

Saiba mais sobre esses óleos essenciais:

– Cravo-da-índia: Anti fúngico e bactericida, repele vigorosamente mosquitos. Possui um aroma refrescante;

– Citronela: Com aroma cítrico é um excelente anti fúngico e repelente a insetos como os mosquitos;

– Neem: Possui efeito repelente a diversos insetos e é anti fúngico e bactericida.

Agora que você já sabe fazer o seu próprio sabote repelente para aumentar ainda mais a sua proteção não esqueça: Evite água parada e elimine qualquer possível criadouro de mosquitos.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *