Abertas inscrições para residência artística “Movimento Autêntico”
23 de janeiro de 2020
“Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza” no Teatro Carlos Câmara
24 de janeiro de 2020

As novidades do Pré-Carnaval 2020 de Fortaleza

O Pré-Carnaval 2020 da Prefeitura de Fortaleza começa na próxima sexta-feira (24/01). Durante quatro fins de semana, até 16 de fevereiro, 56 blocos, distribuídos por dezenas de bairros da Cidade, e 12 polos carnavalescos, onde se apresentarão 60 artistas contratados pela Prefeitura, darão o tom da folia. 

E uma das novidades do Pré-Carnaval deste ano é a ampliação do número de polos para 12. Em 2020, os novos polos são: Praça Figueira de Melo (que substitui o Passeio Público, em obras), Horto Florestal Municipal, Praça do Cristo Redentor (ao lado do Teatro São José) e Mercado São Sebastião. Eles se juntam aos tradicionais: Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Largo dos Tremembés, Polo dos Queijos e Mercado da Aerolândia.

Os polos serão o palco de atrações como Luxo da Aldeia, Banda Dubaile, Os Alfazemas, Os Transacionais, Selvagens a Procura de Lei, Getúlio Abelha, Bloco das Travestidas, Damas Cortejam, Lorena Lyse, Caravana Cultural e blocos Baqueta, Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Bonde Batuque e Bloco Cheiro.

Dentre nomes conhecidos e novas participações, o Pré-carnaval colocará em evidência bandas que estão ressurgindo na cena musical. É o caso da Pimenta Malagueta. Após dez anos parada, a banda vai participar da festa em dois polos. O convite é considerado um recomeço para a vocalista do grupo, Verônica Sobreira. “Nós puxamos o primeiro bloco de Pré-carnaval, o Araboneco, nos anos 1990 e 2000. Passamos dez anos parados e estamos de volta com o axé retrô”, comemorou.

Edital de Apoio aos Blocos de Rua

Em 2020, 56 agremiações foram selecionadas pelo Edital de Apoio aos Blocos de Rua, que conta com um investimento de R$ 550 mil. Os blocos garantem a ocupação de dezenas de bairros da Cidade, como Carlito Pamplona, Monte Castelo, Granja Lisboa, Siqueira, Jardim América, Barra do Ceará e Jardim das Oliveiras

Homenagem

Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco presta uma homenagem, em 2020, ao artista Chico da Silva. Pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário, a Prefeitura de Fortaleza instituiu, por meio da Secultfor, o “Ano Chico da Silva”, a partir do decreto nº 14.574 de 27 de dezembro de 2019. “

Veja a programação aqui (sujeito a alterações)

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *