Projeto Praia Acessível terá horários alterados nos fins de semana do Pré-Carnaval
12 de janeiro de 2018
Ciclo Carnavalesco 2018 – Programação
12 de janeiro de 2018
O nosso legislativo começou o ano de 2018 com muita solidariedade e preocupação com o próximo! A Assembleia Legislativa participou, na manhã desta quinta-feira (11), da entrega de equipamentos especiais de acessibilidade para o Lar Torres de Melo. A instituição foi beneficiada com uma cadeira de rodas, um par de muletas e uma bengala.  A doação faz parte da Campanha Eu Ajudo na Lata, iniciativa da Unimed Brasil, em parceria com a AL.

“Nessa campanha, a Assembleia foi a instituição que mais arrecadou lacres. Por isso, definimos qual seria a entidade contemplada e escolhemos o Lar Torres de Melo, que abriga pessoas idosas”, explica o coordenador da Comissão Gestora da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), Lindolfo Cordeiro. Na campanha, que está na quinta edição, o valor adquirido com os lacres é destinado à compra de equipamentos de acessibilidade para doação a instituições carentes.

Conforme o coordenador, foram distribuídas garrafas pet em todos os setores da Assembleia Legislativa para que os servidores realizassem a coleta. “Muita gente não acredita que a arrecadação desses lacres possa gerar algum tipo de benefício”, diz.

Lindolfo afirma que a ação faz parte do programa da A3P e é um exemplo de respeito ao meio ambiente, evitando transtornos muitas vezes irreparáveis. “Se todos esses lacres não tivessem sido arrecadados para a reciclagem, talvez estivessem jogados nos rios e bueiros. E agora, com a chegada da quadra invernosa, os lacres poderiam estar contribuindo para entupir as bocas de lobo, aumentando os alagamentos na cidade”, acrescenta.

A campanha foi lançada na AL em junho de 2017, durante a Semana do Meio Ambiente do Poder Legislativo. Para Lúcia Severo, gerente administrativa financeira do Lar Torres de Melo, os equipamentos são de grande utilidade para os idosos, uma vez que facilita a mobilidade. Segundo ela, o lar abriga hoje 100 pessoas acamadas. “A doação é de muita importância, pois temos muitos acamados, que fazem uso de algum equipamento para se locomover”, assinala.

Camilo Neto, represente da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Fortaleza, explica que, em 2017, foram arrecadados 160 quilos de lacres, totalizando 240 garrafas pet de dois litros. Em 2017, a Assembleia foi a vencedora de arrecadação, com 50,5 garrafas de dois litros. O segundo lugar ficou com uma unidade interna da Unimed, com 24 garrafas, e o terceiro lugar foi o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (OCB-Sescoop/CE), com 20 garrafas.

“Cada garrafa dessas pesa 700 gramas. A gente vende para um parceiro, que também é reciclador e parceiro na campanha. No final do ano revertemos em material de acessibilidade”, informou Camilo. A Agenda Ambiental da Assembleia é um programa gerenciado pela Diretoria Operacional Adjunta da Casa.

Que venham cada vez mais campanhas como essas e que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas pela solidariedade de quem pode ajudar. E você? O que faz para melhorar nossa cidade, estado ou país? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *