Sobral recebe 5º Encontro de Negócios nesta quinta-feira
17 de novembro de 2016
Prefeitura de Fortaleza realiza IX Fórum Adolfo Herbster
17 de novembro de 2016
Ela há séculos é uma manifestação artística indispensável para a formação cultural e social de um povo, além de ser imprescindível para a democratização do conhecimento. Na capital cearense marca vários logradouros e nomeia alguns de nossos mais famosos espaços. Já sabe de quem estamos falando?
É José de Alencar, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Jáder Carvalho, Moreira Campos, Gustavo Barroso, Patativa do Assaré, João Clímaco Bezerra, Ana Miranda… A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes e, justamente por isso, nossa literatura sempre foi caracterizada por florescer em torno de grupos literários.

Para homenagear essas e outras personalidades que se destacaram nas letras no estado, a Assembleia Legislativa  do Ceará realiza, nesta quinta-feira (17), às 19 horas, uma sessão solene. A iniciativa é do deputado Heitor Férrer (PSB), em requerimento subscrito pelo deputado Bruno Pedrosa (PP), para comemorar ao Dia da Literatura Cearense, que é celebrado no dia do aniversário da escritora Rachel de Queiroz, 17 de novembro.

Heitor Férrer destaca que a comemoração do Dia da Literatura é prevista na lei estadual 13.411, de autoria do ex-deputado Adahil Barreto, publicada no Diário Oficial em 15 de dezembro de 2003.

dia-da-literatura-cearense-2

Durante a sessão solene em alusão ao Dia da Literatura Cearense, também devem receber homenagens o presidente da Academia Maracanauense de Letras, Alan Kardec Marinho, o presidente da Academia Cearense de letras, Cândido Neto, a presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto, o crítico literário Dimas Macedo, a escritora Maria Bezerra, o historiador Jarbas Botelho,  o professor Giovani Gomes, o pesquisador Vicente de Paula, o escritor João Soares, o advogado Ernani Machado, o poeta Luís de Castro, além do programa Autores e Ideias da rádio FM Assembleia, produzido e apresentado por Lilian Martins.

Dizem por aí que quem lê solta a imaginação e aprende cada vez mais. Sendo assim, aproveitando que hoje é o Dia da Literatura Cearense, conta para a gente qual é o seu autor favorito?

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *