Dica do dia – Livro “Pequenas ideias para futuras mamães” na Saraiva
8 de novembro de 2017
Prefeitura de Fortaleza inaugura primeira Central de Atendimento da Etufor em shopping
8 de novembro de 2017

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (7), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao secretário de Saúde do Estado do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa, referenciado em Fortaleza pelo seu notável trabalho na área da Saúde Pública do Estado do Ceará. A homenagem foi proposta pelo vereador Gardel Rolim (PPL) através do requerimento 3452/2017.

A sessão foi presidida pelo vereador Gardel Rolim, no ato representando o presidente da Casa Legislativa, Salmito Filho (PDT). A mesa da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Isolda Cela, Vice-governadora do Estado; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado; Socorro França, secretária de Justiça do Estado do Ceará; Queiroz Maia Filho, chefe gabinete prefeitura de Fortaleza; deputado Leonardo Pinheiro e o Cel. Luís Benício, representando a 10a Região Militar. Estiveram presentes também os vereadores Márcio Cruz (PSD), Dr. Eron (PP) e Acrísio Sena (PT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Gardel Rolim disse que Javi é um irmão que a vida lhe deu, um exemplo por seu zelo com a coisa pública, por sua honradez e pela forma de tratar as pessoas. “Essas qualidades mostram que o senhor é alguém diferente. O carinho, dedicação, zelo e respeito é algo inerente a sua pessoa. Nesses cinco anos que nos conhecemos, o senhor foi uma inspiração que me fez chegar aqui nessa Casa. Nunca conheci alguém tão honrado como o senhor. Entregar essa que a mais alta honraria que alguém pode receber em Fortaleza é mais do que justa, por todo a sua biografia”, frisou.

Gardel pontuou que, para quem não conhece o homenageado, é preciso dizer que ele trabalha há 15 anos diariamente pela saúde do estado. “Quando o senhor iniciou no Hospital Waldemar de Alcântara como assistente de faturamento, já começou a pensar uma forma melhor fazer funcionar aquele órgão publico, mudando o antigo setor de faturamento para NAC (Núcleo de Atendimento ao Cliente). É muito comum hoje chegarmos a algumas unidades e vermos essa conqusita. O novo sistema deixou no passado algo frio e se tornou um atendimento ao cliente humanizado. O senhor ao criar o sistema estava escrevendo uma página da história do Ceará”, comentou o parlamentar.

Relatou, ainda, que após uma vida de vitórias, o homenageado chegou ao maior posto da Saúde pública do Ceará, “só isso seria suficiente para justificar a outorga da medalha para o senhor. Essa medalha é para eternizar o feito que o senhor tem para com a saúde pública do Ceará. Lá na frente seus netos vão ver essa pequena medalha e conhecer o muito que o senhor fez. É com muita alegria que estou aqui nessa noite. Essa é a primeira homenagem que faço em meu mandato, e essa homenagem não é a toa. Vossa senhoria é um homem dos mais honrados que eu conheço e por isso é merecedor dessa homenagem”, concluiu.

Em seguida, o vereador Gardel Rolim fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao homenageado ao lado de sua família. Em suas palavras de agradecimento, Javi disse estar muito emocionado e que espera um dia ser merecedor do que foi falado. Mas observou que sem dúvida nenhuma, no meio de tudo isso sua palavra é de agradecimento. “É um momento de agradecer, primeiro meu pai Otaciano que me incentivou a estudar física, minha mãe que tem literal coração de mãe, que abarca todas as pessoas. Que me ensinou uma coisa que é o extremo respeito a figura feminina. Foi ela que conseguiu passar essa coisa tão básica, mas as vezes esquecida que é esse respeito”, revelou.

“Tenho uma família gigantesca mesmo, são muitos irmãos, mas todos me dão uma lição da confiança, através desse vínculo, algo que fortalece nossas relações. Minha amada, idolatrada querida esposa Carla, que tem antes de tudo uma paciência. Ela já me conheceu assim correndo pra todo lado. Ela tem paciência e zelo para que no outro dia possa ser possível continuar nessa luta. O Artur e a Letícia, meuis filhos, provocam um entendimento que temos uma amanhã pela frente”.

O homenageado falou ainda do grupo de estudos que fez parte na juventude. “Esse vínculo continua. Outra grande família, que tive grande orgulho de participar é a do sistema de Saúde. Tanto que aprendi no Hospital Waldemar Alcântara. Lá comecei como auxiliar de faturamento e terminei como presidente. Uma honra pra mim. Uma família mais recente que estou fazendo parte agora, é a Secretaria de Saúde, que me inspirou outro aprendizado, que é o da confiança.”

Observou que no estado do Ceará, quando se fala em saúde só se pensa nos problemas, mas afirmou ser importante perceber que há muitas conquistas. “Quero destacar o trabalho das pessoas que dirigem os postos avançados, se desdobram em plantões sem fins para devotar na melhoria da qualidade do atendimento e as vezes sai do plantão e não recebe nem um obrigado. O sistema de Saúde do Ceará traz mais benefícios que malefícios. Temos o compromisso de trabalhar ações de prevenções. Temos muitos exemplos que podem ser colocados”, ressaltou.

“Muitos querem medir a qualidade de saúde do Ceará pela emergência do HGF, mas não se fala dos que estão sendo atendidos com qualidade nos leitos, dos que tiveram suas vidas salvas”. Falou ainda dos conselhos estaduais e municipais de saúde e agradeceu a participação dos movimentos sociais.

Agradeceu o papel exemplar da Câmara, “quando vemos pessoas jovens como o vereador Gardel querendo abraçar essa causa me deixa muito feliz, isso mostra que temos valores a serem cultivados. O mesmo digo para o deputado Leonardo Pinheiro na Assembleia. Quero aqui falar do grupo dos secretários que são também acabam se tornando secretários de saúde por suas ações. O maior deles é o Idilvan (Alencar) na Educação. Lembro também o secretário Mauro Filho (da Fazenda) as vezes incompreendido, mas que trabalha para termos os resultados esperados”.

Destacou também a pessoa da professora Isolda Cela, que confirme suas palavras, representa mais brilhantemente a singeleza com firmeza, “consegue com muita tranquilidade transformar o que está do lado. É muito bom saber que o governador Camilo tem ao seu lado uma pessoa como a senhora. Como é inspirador ter um homem como o governador Camilo, sempre vigilante que cuida mesmo. Governador é como uma mãe, que não tem hora e nem dia para cuidar”, asseverou.

Finalizando suas palavras, Henrique Javi disse que hoje tem plena certeza que o trabalho é a fórmula do sucesso. “Tenho certeza que esse momento me motiva cada vez mais a trabalhar, me dedicar e reproduzir o bem pelo bem. Que seja o dia de hoje uma gratidão incomensurável, é o sentimento que a posteridade reserva a cada um de vocês que confiam no invisível – e deixar que outro cuide de você. Cada um aqui optou pelo caminho, para o bem mais amplo da sociedade, saindo da esfera do eu para a esfera do coletivo que essa Casa representa. Que nossos atos não se deturpem por interesse qualquer. Que em outros momentos celebremos a sinceridade. Aqui fica meu coração a frente de tudo isso. Muito obrigado, muito obrigado”, concluiu.

Sobre Henrique Javi

Henrique Jorge Javi de Sousa é natural de Morada Nova, e reside em Fortaleza desde um ano de idade. É casado com Carla Porto Xavier, e pai de dois filhos, Arthur e Letícia. É físico, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Iniciou sua expressão de liderança com apenas doze anos de idade, quando no ano de 1984 foi eleito Presidente do Grêmio e Centro Cívico da escola onde estudava. Tal fato foi noticiado como um marco, considerando que o desfecho daquela acirrada eleição deu-se devido à habilidade política do mesmo, que ainda aluno do 1° grau maior articulou o apoio da outra chapa que disputava aquele processo, originando outra chapa, vencedora da disputa.

Javi começou sua trajetória profissional como vendedor de balas e biscoitos pelas ruas de Messejana com o amigo Jailton Borges, representando uma distribuidora desses itens na época. Seu primeiro registro na Carteira de Trabalho, contudo, só ocorreu aos 20 anos, experiência que mais tarde, aos 24 anos, o fez assumir a função de coordenador de setor e, pouco depois, de Gerente. Ainda em sua construção profissional, vale destacar sua atuação como Professor Universitário, atividade que evidencia uma de suas maiores habilidades: doar-se ao ato de ensinar.

Em 2003, aos 31 anos, inscrito em uma seleção pública para o Hospital Geral Waldemar Alcântara foi aprovado para o cargo de assistente de faturamento. O universo de contas médicas despertava novos desafios, agora na área da saúde. Aprimorou-se e compreendeu cada vez mais o significado da palavra cuidar. E assim fora se construindo uma história de busca incansável pelo bem ao próximo, realizando e contagiando aos que o rodeavam.

No Hospital Waldemar Alcântara, Henrique Javi ocupou os cargos de Assistente de Faturamento (2003), Gerente de Atendimento ao Cliente (2007) e Gerente de Faturamento (2008). Em 2008 foi cedido à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará para coordenar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), atuação que lhe conferiu notável desempenho, que mais tarde, em 2010, foi nomeado Diretor-Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, organização social que gerência grande parte das unidades de saúde do Estado e de Fortaleza, função que desempenhou até o ano 2015.

Em fevereiro de 2015, foi nomeado Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Ceará, e em maio do mesmo ano fora nomeado Secretário Estadual de Saúde. Vale ressaltar que naquele fatídico ano nossa economia já encontrava-se imersa em uma grave crise político-econômica, contexto que por si só já é suficiente para agravar as problemáticas relacionadas à saúde. Enquanto Secretário de Saúde do Ceará, diversos têm sido os desafios enfrentados por ele, que além das dificuldades inatas à natureza da pasta, tem de administrar o cenário econômico totalmente adverso, momento que, sem dúvidas, já figura como mais uma atuação exitosa em seu repertório profissional.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *