Jovem resolve fotografar as casas feias que encontra e o resultado é hilário
15 de abril de 2019
Arrume a casa em 10 minutos – Dicas infalíveis para ter uma vida organizada!
15 de abril de 2019

O governador Camilo Santana participou nesta sexta-feira (12) da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do novo aterro da Avenida Beira-Mar. O projeto está contemplado no Juntos por Fortaleza, programa de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado para alavancar investimentos públicos em diversas áreas, como de infraestrutura, educação, segurança e do turismo.

A proposta da Nova Beira-Mar prevê a ampliação de cerca de 80 metros da faixa de praia, com 1,2 km de extensão, no trecho que corresponde a toda faixa de areia existente entre os espigões da Avenida Rui Barbosa até a Avenida Desembargador Moreira.

Camilo Santana considera a obra como uma das mais importantes que a Prefeitura realiza dentro da estratégia de reforçar o potencial turístico da Capital. “Essa é a estratégia que a gente tem construído aqui no Estado. A Beira-Mar é um ícone da cidade, uma das mais importantes áreas de atração de turistas que vêm do Brasil e de fora do Brasil para a capital cearense”, disse o governador.

Fortaleza vai ganhar um espaço ainda mais bonito e qualificado, de acordo com a avaliação de Camilo Santana. “Não tenho dúvida que será a Beira-Mar mais bonita das capitais brasileiras”. Isso, ainda conforme o governador, é importante para o turismo, para atrair pessoas à Capital. “É uma área democrática, espaço de todos. Por mais que ela se localize em uma área privilegiada de Fortaleza é um espaço de todos. Aqui vai gerar mais serviços, movimentar a economia, e gerar mais empregos, principalmente para pessoas que precisam de emprego, que precisam de seu negócio. Se a gente está transformando Fortaleza num centro de conexões, a estratégia agora é fazer com que esses turistas fiquem em Fortaleza. Precisamos ter equipamentos mais qualificados, mais espaços”.

Prevista para ser concluída em 2020, as obras fazem parte do complexo de requalificação da Avenida Beira-Mar. A partir da engorda do aterro serão construídos um amplo calçadão com via paisagística de acesso a veículos, ciclovia, pista para corrida, equipamentos esportivos, parque infantil, quiosques de alimentação, além de nova iluminação e paisagismo. A obra é orçada em cerca de R$ 68 milhões. “Esse eixo é o maior pátio do turismo cearense. Nenhuma outra área gera tanto emprego no turismo como esta”, ressaltou o prefeito, completando que toda uma cadeia da economia depende da prosperidade da Avenida Beira-Mar. “Aqui faremos o que será a Beira-Mar mais bonita e mais moderna do país”.

Esta, como explicou o prefeito Roberto Cláudio, é a segunda etapa de uma grande obra que é a intervenção da “Beira-Mar de Todos”. “Nós temos dois contratos em paralelo, um que é a própria urbanização da via, calçadão, calçadas, quiosques padronizados, novos espaços públicos e uma segunda etapa que é a que começamos agora com o novo aterro”.

A nova avenida, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio, será voltada para os turistas, mas também para todos os fortalezenses. “Antes de dar ordem de serviço tivemos o cuidado de garantir a todos que estavam empreendendo aqui, seja em barracas, no comércio ambulante, na feirinha, o direito de optar por permanecer após a obra”. Para Roberto Cláudio, não faria sentido investir numa obra do tamanho que será esta e as oportunidades diminuírem. “Está sendo feita para melhorar a economia, abrir novas oportunidades de empregos e que novos empreendimentos sejam instalados na cidade”.

A obra de engorda do aterro será iniciada em junho, após a chegada de navio especial da Bélgica, que vai auxiliar na dragagem, mas parte das intervenções já iniciam na próxima semana. De acordo com a secretária municipal da Infraestrutura, Manuela Nogueira, o projeto contempla, no trecho da engorda, um novo calçadão, implantação de via paisagística, ciclofaixa, nova cobertura vegetal e mobiliário urbano. “Precisamos fazer o transporte da draga que vai fazer o serviço. A obra que a população poderá ver propriamente se dará a partir de junho. Esperamos que até abril de 2020 a engorda esteja concluída e que no início do segundo semestre de 2020 possamos entregar a nova Beira-Mar para atrair ainda mais os fortalezenses e turistas”.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *