7 modelos de biquínis para apostar no verão 2021
16 de dezembro de 2020
Lingerie à mostra – Como adotar a trend no dia a dia
17 de dezembro de 2020

Balanço de gestão – Confira as principais ações da Prefeitura de Fortaleza na Cultura

Seguimos com nossa série de matérias sobre as realizações da Prefeitura de Fortaleza sob a gestão do prefeito Roberto Cláudio. Prestes a terminar seu segundo mandato, fazemos aqui um balanço das principais realizações envolvendo os cinco pilares essenciais para a nossa cidade e sua população: Saúde, educação, moradia, mobilidade, cultura. Já falamos AQUI sobre educação e hoje vamos destacar os principais feitos na área de Cultura.

▶ ▶ Reforma de equipamentos culturais e prédios históricos da cidade
cultura

Um dos principais destaques do segundo mandato de Roberto Cláudio como Prefeito na área da Cultura foi sua dedicação a melhorar importantes equipamentos culturais de Fortaleza. Isso porque várias foram as reformas e requalificações, com especial destaque para o Teatro São José, que foi finalmente reinaugurado em 2018. O Complexo Cultural Vila das Artes, um dos mais importantes equipamentos culturais no centro da capital, também foi completamente requalificado e entregue agora, no mês de dezembro. A Casa do Barão de Camocim e o Mercado dos Pinhões também passaram por uma reestruturação. Mas há outros espaços históricos e culturais que ainda estão em processo de requalificação, como o Passeio Público e a Praça José de Alencar. Melhorias urbanísticas, projetos de paisagismo, requalificação de calçadas, bancos além de requalificações viárias no entorno dos equipamentos estão sendo realizadas.

▶ ▶ Projetos de incentivo à leitura

A Prefeitura de Fortaleza vem investindo em ampliar o acesso da população a livros, tudo como parte de um projeto de incentivo à leitura. Uma das formas tem sido através do projeto Terminal Literário. Trata-se de espaços de compartilhamento de livros instalados em terminais de ônibus. Então, nos locais, os usuários são incentivados a deixarem livros como doações ao mesmo tempo em que podem pegar livros lá ofertados por outros usuários. Assim, não apenas a leitura mas também a troca de conhecimentos e a gentileza são estimulados. Mas há ainda o projeto Estante Viva, realizado pela Secretaria Regional V. Trata-se de uma mini biblioteca localizada na recepção do prédio, aberta a servidores e visitantes. Cerca de 500 títulos estão disponíveis para empréstimo, que pode ser realizado após a realização de cadastro.

Paralelamente a esses projetos, a Biblioteca Dolor Barreira também vem desenvolvendo vários projetos de incentivo à leitura, além de estimular a criação de HQs e histórias por autores cearenses. Um de seus projetos mais populares é o Quadrinhos em Foco, que discute a trajetória de personagens, produtoras e quadrinistas ícones do Brasil e do Mundo. Mesmo durante a pandemia, o projeto não parou, tendo sido realizado de forma virtual.

cultura
▶ ▶ Criação do Centro Cultural Belchior

Então, nem só reformas e requalificações de equipamentos culturais marcaram a segunda metade da gestão de Roberto Cláudio frente à Prefeitura de Fortaleza. Isso porque a inauguração do Centro Cultural Belchior marcou a chegada de um novo espaço de formação e diálogos para a juventude. Construído em um dos principais cartões-postais da cidade – a Praia de Iracema, o local possui mais de 800 m² divididos entre: um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, café, sala de reunião, administração e banheiros. O local conta com ampla acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou locomoção reduzida. Já no pavimento superior, o espaço conta ainda com um mirante com vista para o mar. Desde sua inauguração – em maio de 2017 – até este ano, o Centro Cultural Belchior já foi palco de shows, debates, cineclubes, rodas de conversa, de leitura, saraus além de atividades esportivas.

▶ ▶ Programa de auxílio para profissionais do setor cultural

Com a pandemia de Covid-19 e as consequentes medidas de distanciamento e isolamento social, os profissionais do setor cultural sofreram um forte impacto econômico. Isso porque o fechamento de teatros, cinemas e equipamentos culturais levou muitos profissionais a se questionarem como se manteriam durante a quarentena. Então, a fim de ajudar esses profissionais nesse delicado momento, a Prefeitura de Fortaleza lançou o programa Uma Força para a Cultura. Tratou-se de um auxílio emergencial destinado exclusivamente aos profissionais do setor cultural de maior vulnerabilidade socioeconômica, que foram atingidos pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Cerca de cinco mil trabalhadores do setor da capital cearense foram beneficiados pelo programa. A Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) também realizou um adendo em sua lei de editais, permitindo a antecipação de 25% do valor do IX Edital das Artes de 2020 aos contemplados pelo certame.

cultura
▶ ▶ Realização do Festival da Música de Fortaleza

A fim de valorizar a produção musical local e com o objetivo de dar visibilidade aos artistas, compositores e intérpretes cearenses, foi retomado o Festival da Música de Fortaleza. Todos os anos, uma série de artistas da música local defendem composições autorais de cearenses que buscam mostrar seu trabalho para o grande público. A ideia é revelar novos talentos musicais da capital, sejam eles intérpretes ou compositores. A edição de 2020 foi realizada de forma adaptada devido as restrições causadas pela pandemia. Então, as apresentações foram fechadas ao público, porém transmitidas na TV Terra do Sol e também via web na Rádio Terra do Sol.

12 canções foram selecionadas por um júri especialista para disputarem a final. Letra e interpretação estiveram entre os principais quesitos avaliados. A música Se Eu Fosse Eu, composta por Shirley Diógenes e interpretada por Jeffe foi a vencedora da competição, garantindo um contrato no valor de R$ 30 mil. Ela levou ainda o prêmio de melhor intérprete para Jeffe, que ganhou mais R$5 mil.

Acompanhe as notícias e programações culturais da Prefeitura de Fortaleza!

O portal Canal Cultura centraliza, em um único espaço, todas as notícias e programações culturais de Fortaleza. Editais, cineclubes, cursos, eventos apresentações são listados e anunciados, de forma a oferecer uma melhor agenda aos interessados. Então, para acompanhar as notícias e a programação cultural da cidade, basta acessar o site do Canal Cultura e ficar sempre por dentro das novidades.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *