CAIXA Cultural apresenta show de Nando Cordel
8 de fevereiro de 2018
Carnaval com sessão de cinema no São Luiz
9 de fevereiro de 2018

Oito anos depois de se apresentar em Fortaleza, a companhia do Bando de Teatro Olodum volta à capital cearense com o espetáculo Áfricas. Na CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 18 de fevereiro, o projeto apresenta o continente africano por meio da sua história, do seu povo e de seus mitos e religiosidade.

Numa época de tantas manifestações de racismo, o espetáculo, dirigido por Chica Carelli, aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos. Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil ao continente negro.

Com delicadeza e respeito, a peça, que já foi apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília, Maranhão e Espírito Santo, mostra uma África para além das imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. A ideia é apresentar a pluralidade de continente complexo, que é formado por mais de 50 países, centenas de
línguas e povos com histórias e culturas diferenciadas, além de uma potente relação com o Sagrado.

Em cena, o Bando canta, toca, dança em um espetáculo repleto de músicas, cores e danças. Os atores abordam, no palco, o universo mágico e lúdico das lendas e contos africanos, que ultrapassaram séculos e continentes a partir das narrativas dos griôs, ancestrais detentores da sabedoria e da linguagem oral.
Após cada apresentação, haverá um bate papo com o público sobre os temas abordados no espetáculo.

Áfricas é pontuado pelas músicas compostas pelo diretor musical Jarbas Bittencourt e coreografias de Zebrinha. O elenco é formado por atores e atrizes do Bando de Teatro Olodum, grupo teatral com 27 anos de atividades ininterruptas, algo raro no país. O Bando já deu ao Brasil grandes talentos como Lázaro Ramos e Érico Brás, presentes no filme “Ó Paí ó”, baseado num de seus espetáculos, com o elenco fixo atuando no cinema. Em setembro de 2017, a atriz e produtora de grupo, Valdinéia Soriano, recebeu o Troféu Candango no Festival do Cinema Brasileiro de Brasília.

Serviço
Teatro: Áfricas (Bando de Teatro Olodum) Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema Data: 16 a 18 de fevereiro de 2018 Horários: Sexta às 15h Sábado, às 16h e 18h Domingo, às 16h Duração: 50 minutos Classificação indicativa: Livre * Após cada apresentação, haverá um bate papo com o público sobre os temas abordados no espetáculo Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Vendas a partir de 15/02, das 10h às 20h, na bilheteria do local.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *