A cara do verão – Melissa e Salinas juntinhas!
7 de julho de 2016
Dra Fashion – Uma entrevista com Elaine Teixeira, do The Fashion Nouveau!
7 de julho de 2016

“Agora, eu fiquei doce, doce, doce… ” Quem não lembra do hit? Nesse post, avisamos que você vai ficar doce mesmo… Sua pele e seus cabelos vão conhecer os benefícios das receitas de beleza com açúcar. É, sim, sabia que aqueles cristaizinhos podem fazer maravilhas por você? Ele não serve apenas para te fazer engordar e a gente vai contar como ele pode ser usado a seu favor!

  • Cabelos

No caso dos cabelos, o açúcar tem o poder de deixá-lo mais macio e brilhante, dando vida e brilho aos fios. E ele ainda faz mais: diminui as pontas duplas e sela os cabelos. Mas por que selar? É simples: se seus fios estão ressecados e você caprichou na hidratação, é preciso selar para que o tratamento dure mais e assim, a beleza dos cabelos persista por mais tempo. E o açúcar ajuda nesse processo! Algumas mulheres têm a impressão de que o componente afina as madeixas, mas não é bem por aí. Na verdade, ele contribui para diminuir o volume, dando uma “acalmada”, mas nada mais que isso. O açúcar não tem poder para modificar a textura do fio.

 

receitas-de-beleza-com-açúcar5

Qualquer pessoa pode fazer? Sim! Se está insatisfeita com o aspecto dos seus cabelos, se eles estão ressecados e aparentando falta de vida, uma dica boa é investir numa receita com açúcar. Mas qualquer açúcar? Bom, na verdade, é mais indicado que o tipo mascavo seja utilizado, já que ele possui mais nutrientes e, consequentemente, faz mais pelos fios. Só para ter uma noção da diferença: o açúcar mascavo possui vitamina B1, B2, C, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, entre outros. O cabelo fica ou não fica vitaminado?

Mas chega de papo e vamos à receita! Começando pelos ingredientes:

  1. 1 colher (sopa) de máscara de hidratação (qualquer máscara serve);
  2. 1 1/2 xícara de água filtrada;
  3. 2 colheres (sopa) de maisena;
  4. 1 colher (sobremesa) de açúcar;
  5. 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida (ou bepantol – solução líquida);
  6. 1 ampola de vitamina E (opcional)

receitas-de-beleza-com-açúcar2

Modo de preparo: Misture a maisena com a água em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa constantemente até alcançar uma textura lisa. Quando engrossar (e estiver parecendo um mingau), está pronto. Reserve até esfriar minimamente. Depois, acrescente o açúcar, a glicerina líquida (ou o bepantol), a vitamina E e a máscara de hidratação. Misture mais uma vez.

Na hora de aplicar, lave os cabelos com seu shampoo habitual e seque com a tolha, deixando-os úmidos. Vá aplicando mecha por mecha, inclusive na raiz. Leve a massa até as pontas, como se penteasse os fios. A partir daí, pode usar um touca ou uma toalha úmida para aquecer os cabelos enquanto a mistura faz efeito. Pode retirar em 30 minutos e enxaguar.

  • Pele – do rosto e do corpo 

Sendo um hidratante natural, o açúcar faz muito bem a pele também. O ácido glicólico ajuda a renovar as células da pele (geralmente, esse componente está presente em máscaras de pele anti-idade). Como esfoliante, o açúcar também age de forma eficiente, tornando a cútis mais suave e macia. E isso não serve só para a pele do rosto: pés, mãos, cotovelos e outras partes também podem – e devem – ser beneficiadas. Se você tem pelos encravados ou foliculite, o açúcar pode ser seu aliado!

Aí, fica a mesma pergunta: mas é qualquer tipo? O mascavo (rosto) e o refinado são os mais indicados. Selecionamos duas receitas – uma para a face e outra para o corpo – com açúcar para a pele. Você vai usar os seguintes ingredientes:

  1. 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo;
  2. 1 colher (sobremesa) de mel;
  3. 1 porção de tônico adstringente.

Misture o açúcar e o mel e aplique no rosto, massageando por alguns minutos. Enxague até deixar a pele bem limpa e passe o tônico adstringente para fechar o processo. Resultado: uma pele mais macia e revigorada! Agora, a receita para a esfoliação corporal. Você vai usar os mesmos ingredientes, mas em quantidades maiores – isso vai depender de onde você queira esfoliar. O modo de preparo e aplicação também é o mesmo, a diferença é que, ao invés de usar o tônico, você deve usar um hidratante para finalizar. Fácil, não é?

  • Unhas

receitas-de-beleza-com-açúcar3

Se sua manicure/pedicure exagerou na última vez e suas cutículas estão frágeis ou ressecadas, esta receita vai salvá-las. Como ingredientes, você usará:

  1. 1 colher (sopa) de açúcar refinado;
  2. 1 colher (sopa) de hidratante corporal;
  3. 3 gotas de óleo de oliva.

Misture os ingredientes e aplique sobre as cutículas por alguns minutos. Após retirar, você vai notá-las bem mais hidratadas e macias!

Nem imaginava que o açúcar tinha todos esses atributos, hein?

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *