Memes da semana (de 10 a 16 de fevereiro)
16 de fevereiro de 2018
Theatro de Portas Abertas
16 de fevereiro de 2018

Brasileiros criam o Cataki, um “Tinder da reciclagem”

Todo mundo conhece o Tinder, aquele aplicativo no qual duas pessoas em busca de um relacionamento dão match um no outro e, a partir daí, pode sair um relacionamento sério. Pois bem, e que tal unir esse conceito com um problema cada vez mais em voga no mundo: o lixo?

Pensando em ajudar o meio-ambiente e catadores independentes, uma empresa brasileira desenvolveu o aplicativo Cataki. Ele funciona de forma bem similar ao Tinder, unindo estes a outra ponta da cadeia da reciclagem: cidadães e empresas que queiram descartar lixo de forma consciente.

O Cataki foi lançado em julho de 2017. De lá para cá, mais de 300 catadores de mais de 30 cidades já se cadastraram. Como falamos, ele funciona de forma bem parecida com o Tinder. Através do próprio aplicativo, é possível ver a lista e o perfil dos catadores mais próximos de sua localização. Após encontrar algum de seu interesse, ele dá o match, ou seja, o seleciona. Pelo app mesmo, o usuário pode fazer uma ligação para combinar o horário e local da coleta, bem como o preço do serviço. Após isso, o catador vai até o local determinado recolher o material para reciclagem.

O projeto inovador foi reconhecido internacionalmente. Recentemente, ele ganhou o prêmio de inovação do fórum Netexplo, concedido a projetos de tecnologia com maior impacto social e nos negócios. “Lutamos pelo reconhecimento dos catadores, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço”, declarou Mundano durante a premiação em Paris, na sede da UNESCO. Ele é grafiteiro, ativista e criador do Cataki.

Mundano também é conhecido por ser o criador do Pimp My Carroça. Através desse projeto, ele faz intervenções artísticas nos carrinhos de coleta que os catadores utilizam, tirando-os da invisibilidade. A iniciativa também ganhou reconhecimento internacional. E foi justamente da convivência com catadores que  surgiu a ideia do app de reciclagem.

Para baixar o Cataki basta acessar a appStore ou a PlayStore. O aplicativo está disponível tanto para aparelhos Androis quanto iOS.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *