Prefeitura de Fortaleza divulga nomes dos homenageados com a Medalha Iracema 2020
28 de fevereiro de 2020
Entenda o que é a pareidolia, a divertida arte de ver rostos em tudo!
28 de fevereiro de 2020

Cabelo – 6 dicas para um crescimento rápido

Esperar que o cabelo cresça pode ser uma tarefa exaustiva. Mas antes de desistir e cortá-lo novamente, há algumas coisas que podem maximizar a rapidez com que seus fios crescem. Descubra o que os profissionais recomendam. O cabelo cresce em média cerca de meia polegada por mês. “Algumas pessoas têm cabelos que crescem mais rápido que a média e outros mais lentos”, explica o médico Dominic Burg, cientista-chefe da évolis Professional, em entrevista à revista Glamour.

“O crescimento do cabelo é complexo, com uma série de fatores que influenciam, incluindo hormonas, stress, genética e envelhecimento. Isso significa que seu cabelo cresce a quantidades diferentes em momentos diferentes da sua vida”.Por exemplo, durante a gravidez, o seu crescimento acelera, graças a uma onda de estrogénio e progesterona, especialmente após o primeiro trimestre. Mas depois que a mulher dá à luz, os níveis hormonais caem, geralmente levando à perda de cabelo pós-parto.

1 – Evite danos e quebras

“Danos devem ser evitados se estiver a tentar crescer o cabelo”, diz Lars Skjoth, fundador e cientista chefe da Harklinikken. “Os cabelos danificados não crescerão tão rapidamente, porque normalmente  quebram antes mesmo de terem a hipótese de crescer até ao comprimento desejado.” Esqueça as ferramentas quentes (secador ou alisador) o máximo possível e o mantenha bem hidratado com máscaras e tratamentos de condicionamento. Deixe os rabos de cavalo e coques por um tempo também. Já que estes penteados podem puxar os cabelos ao redor da linha da raiz e enfraquecê-los.

2 – Comer alimentos que melhoram a saúde do cabelo

No caso do cabelo, o ditado é verdadeiro: você é o que come. Por outras palavras, uma dieta saudável equivale a cabelos saudáveis. “Se a sua dieta está desequilibrada e há défices de nutrientes e vitaminas, o crescimento do cabelo pode sofrer”, diz Burg. “Opte por comer muitos vegetais folhosos, vegetais variados, grãos integrais, nozes e carnes magras. A carne e o marisco são uma grande fonte de zinco, e a biotina pode ser encontrada em ovos, carnes, nozes, abacate, batata doce e laticínios. Assim como os suplementos, estes alimentos não fazem o seu cabelo crescer mais rápido do que o normal, mas ajudam a restaurá-lo. Se o seu crescimento for inferior há um desequilíbrio alimentar, stress ou doença”.

3 – Lavar o cabelo adequadamente

Como e quando lavar o cabelo faz uma grande diferença. “O seu couro cabeludo abriga os folículos capilares, os minúsculos órgãos que fazem os fios crescer”, explica o Dr. Burg. “Um couro cabeludo inflamado, irritado ou danificado pode atrapalhar a sinalização nos folículos e, por sua vez, alterar a saúde do ciclo capilar e potencialmente levar à redução do crescimento e/ou disfunção do ciclo capilar”.

4 – Corte o cabelo

Cortar os fios na verdade não faz o cabelo crescer mais rápido, “mas cortes regulares ajudam a manter o crescimento”, diz Skjoth.

5 – Penteie sabiamente

O cabelo molhado é quando este se encontra mais vulnerável; portanto, tenha cuidado à forma como lida com ele. “Para evitar quebras, tente não escovar os cabelos quando estiverem molhados”, alerta Burg. “Em vez disso, desembaraçar o cabelo antes de tomar banho com um pente largo e pentear novamente quando estiver pelo menos parcialmente seco”. As ferramentas certas também podem ajudar. Para iniciantes, invista numa boa escova desembaraçadora com cerdas almofadadas feitas com ingredientes naturais, como cerdas de madeira e javali, que são mais suaves nos fios.

6 – Mude a fronha

Opte por dormir em almofadas com fronhas de seda. “A seda não pega e puxa os fios, além de não retirar a umidade como o algodão”, sublinha Burg. Da mesma forma, elásticos de cabelo de baixa qualidade também podem danificar o cabelo. Procure por laços de plástico em espiral, sem costuras, e evite grampos de metal que possam prender e quebrar os cabelos.

Com essas dicas fantásticas, não vai ter cabelo que não cresça, não concorda?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *