Consultas ao 1º lote do IR 2011 devem sair na quarta-feira!
6 de junho de 2011
Movéis verdes na sua casa!
6 de junho de 2011

Calvície – Verdades e mitos!

Quando o assunto é calvície, uma das maiores ameaças para a vaidade masculina, o que não faltam são receitas para evitá-la ou para retardar o processo. A perda de cabelo acontece, na maioria das vezes, por fatores genéticos e atinge 50% da população masculina até os 50 anos. O fato mexe com a auto-estima de muitos homens, mas ainda há aqueles que acreditam nas palavras do rei Roberto Carlos “É dos carecas que elas gostam mais”. A equipe No Pátio investigou o que é dito a respeito do tema e diz o que é verdade e o que é apenas mais um mito.

Mitos

Usar gel pode causar queda de cabelo.

O gel não tem relação com a perda de cabelo e pode ser usado diariamente, desde que seja totalmente retirado antes de dormir. O excesso do produto deixa os cabelos mais fracos e quebradiços.

O uso do boné faz cair os cabelos.

O uso do boné não tem o poder de fazer cair os cabelos. Mas, o acessório, se usado com muita frequência, pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que acentua a perda dos fios.

Os anabolizantes podem diminuir a queda capilar.

Os anabolizantes têm ação similar a ação da testosterona e causam justamente o efeito contrário, com o uso de anabolizantes ocorre a queda dos fios.

Lavar os cabelos diariamente aumenta a perda dos fios.

O shampoo não faz cair os cabelos, apenas resseca se usado em excesso. Os fios que você vê no ralo do banheiro após o banho são os fios que iriam cair depois, naturalmente. Não é culpa do shampoo!

Cortar os cabelos com mais frequência evita a queda.

O corte de cabelo não interfere na queda, nem no crescimento dos fios. A calvice decorre de fatores hormonais e hereditários.

Verdades

A oleosidade faz cair os cabelos.

A oleosidade ocorre devido ao aumento de sebo no couro cabeludo, o que tem como consequência a queda de cabelos.

Stress provoca queda de cabelo.

O estresse pode interferir tanto no bem estar físico quanto no emocional por alterar as taxas hormonais, o que resulta em queda de cabelo.

Os cabelos caem mais no inverno.

Nos períodos de baixas temperaturas, os cabelos têm mais facilidade de cair. Nesse período, a divisão celular é menor, por falta de luminosidade e os fios tanto caem mais rápido, quanto demoram mais a nascer.

Calvície tem tratamento.

Com a orientação de um bom dermatologista é possível tratar a calvície, desde que o médico seja procurado logo nos primeiros momentos de queda do cabelo. Quanto mais cedo a calvície for tratada, mais chances de reverter o quadro.

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é apenas especulação ou lenda urbana, cuide bem de suas madeixas e lembre-se: Viver de bem com a vida é uma receita infalível para manter a cabeça fria e os cabelos no lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *