9 dicas e ideias para uma festa do pijama de arrasar!
13 de junho de 2018
Programa de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Carlos Câmara
13 de junho de 2018

Câncer de Pele – Mitos e verdades sobre o melanoma

O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele e simples hábitos como o de aplicar protetor solar diariamente podem combater a doença. Assim como o diagnóstico precoce desta neoplasia.

Bom, para entender melhor, a neoplasia na pele divide-se em dois tipos, a não melanoma e a melanoma. O melanoma é o mais grave dos tumores de pele, por conta da sua alta possibilidade de metástase, evoluindo para as células tumorais que atingem órgãos como fígado, pulmões e cérebro.

Além de realizar o autoexame da pele mensalmente, observe a aparência das pintas, por exemplo, a assimetria, quando a metade da pinta não é igual a outra metade; bordas irregulares, ou seja, as pintas são dentadas, chanfradas, com sulcos; cores, a coloração é diferente em uma só pinta, tendo tons de marrons, preto e, às vezes, azul, vermelho ou branco; diâmetro, a pinta é maior do que 0,5 cm e o crescimento ou a mudança rápida da pinta. Agora, saiba quais os principais mitos e verdades sobre o câncer de pele.

1.Pessoas com pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de desenvolver o Carcinoma Basocelular (CBC)

Verdade. Isso acontece porquê essas pessoas tem menos pigmento na pele, desse modo, tendo menos proteção contra as radiações UV e, sendo assim, possuem mais riscos de desenvolver o câncer de pele.

2.Toda pinta escura é câncer de pele

Mito. Para saber o diagnóstico é preciso passar por uma avaliação de um especialista, nesse caso, de um dermatologista. Só assim, o médico recomendará a retirada ou não da pinta e consecutivamente, se o paciente precisará consultar um oncologista.

3.Queimadura pode se tornar um tumor de pele

Verdade. É raro, mas pode acontecer, principalmente se as cicatrizes forem grandes. É necessário ficar de olho nas mudanças na pele da cicatriz para que assim, você possa buscar pela orientação de um especialista, se as diferenças aparecerem.

4.Feridas que não cicatrizam podem ser um sinal

Verdade. Além de não cicatrizar, se elas sangram, são elevadas e tem formas irregulares é preciso consultar um especialista imediatamente para realizar uma avaliação.

5.Na sombra não é preciso passar filtro solar

Mito. Nada disso, hein?! Mesmo se for ficar somente na sombra, é indispensável o uso do protetor solar, pois estar em baixo de um guarda sol, por exemplo, não quer dizer que você está livre dos raios ultravioleta. Além disso, a areia e a água do mar refletem a radiação solar.

6.Melanoma não tem cura

Mito. Tem cura, principalmente se descoberto nos primeiros estágios da doença.

7.Somente regiões expostas ao sol podem ser afetadas

Mito. Em qualquer região do corpo pode surgir um melanoma. As áreas mais expostas ao sol são chamadas de áreas crônicas, as outras, como os dedos, unhas, boca, vulva, ânus, vagina e pênis também podem ser afetadas pela neoplasia de pele.

É importante estar sempre atento aos sinais do corpo e ao perceber qualquer algo estranho, consulte um especialista para esclarecer qualquer dúvida, combinado?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *