Mostra Banco do Nordeste apresenta diversos shows na capital cearense
15 de setembro de 2011
Cursos da Uece estão entre os melhores do Brasil
15 de setembro de 2011

Certos tipos de desenhos podem prejudicar as crianças

Todo mundo sabe que criança tem um verdadeiro fascínio por desenhos animados. Porém, programas de televisão com ritmo acelerado e com um enredo fantástico – como o desenho do Bob Esponja – podem acabar desenvolvendo problemas de aprendizado e de comportamento nos pequenos.

Essa afirmação foi adquirida através de uma pesquisa realizada pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Os psicólogos analisaram crianças de quatro anos logo após elas assistirem a nove minutos de Bob Esponja.

Os pesquisadores perceberam um fato preocupante. A função executiva dessas crianças (habilidade de prestar atenção, resolver problemas e de ter um comportamento moderado) havia sido seriamente comprometida, em comparação às crianças de quatro anos que passaram os nove minutos assistindo a um programa com ritmo mais lento e realista, ou desenhando.

“É possível que o ritmo acelerado, com personagens em movimento constante, e a fantasia prejudiquem a habilidade que a criança tem de se concentrar”, declarou Angeline Lillard, pesquisadora chefe do estudo e professora na Universidade da Virgínia.

Devido aos resultados, Angeline recomenda que os pais incentivem os filhos a praticar atividades criativas de aprendizado, como jogos de tabuleiro e blocos de construção. “A função executiva é extremamente importante para o sucesso da criança na escola e na rotina”, diz a especialista. “É importante para sua saúde mental e física”.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *