Prefeitura de Fortaleza oferta cursos de comunicação nas áreas de Webtv e rádio na Rede Cuca
9 de maio de 2018
Espetáculo “Duplicité” no Teatro Dragão do Mar
10 de maio de 2018

Um momento de reconhecimento mais do que merecido e muito importante para a sociedade como um todo! Assim foi a Sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta segunda-feira (7), cujo objetivo foi fazer uma homenagem às mulheres que se dedicam à atividade literária. O evento teve como proponente a vereadora Priscila Costa (PRTB), através do requerimento 0566/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida por Priscila Costa, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa contou com as presenças do ex-vereador Sérgio Costa e do presidente da Academia Maracanauense de Letras, Francisco de Lima Siqueira.

Priscila destacou a importância das mulheres na literatura, que levam para as páginas dos livros textos que denotam sua sensibilidade e visões próprias, que cada vez mais conquistam o público. O presidente da Academia Maracanauese de Letras, Francisco de Lima Siqueira destacou a iniciativa da vereadora, frisando que as homenageadas da noite são integrantes da Academia de Letras do vizinho município, sendo todas atuantes e ativistas da causa da literatura cearense.

O ex-vereador Sérgio Costa, por sua vez, reconheceu o trabalho literário realizado pela Academia que tem à Frente Francisco Siqueira. “Nós que atuamos na literatura temos amor as letras e ao dom nos dados por Deus. Colocamos nas letras o nosso sentimento,  através de nossa forma particular de nos expressar. Quero aqui saudar o Irmão Siqueira, presidente da nossa Academia pela forma como vem conduzindo com zelo a nossa entidade”, pontuou;

Em seguida foram entregues certificados presenciais para algumas mulheres que se dedicam às atividades literárias, foram elas: Nanda Góes; Edna Maria Martiniano, socióloga, ouvidora da Saúde e escritora; Elizaneth Silva Freire, escritora, poetisa e contadora e membro da Associação Brasileira de Trovadores; Gildênia Moura Araújo Almeida, escritora e poetisa; Maria de Fátima Tavares da Silva, escritora, poetisa e membro da Associação Cearense dos Escritores e Andréia Viana de Oliveira Lima, psicopedagoga clínica e escritora, com outras formações acadêmicas.

Em nome das homenageadas falou Edna Maria Martiniano. “Quero expressar minha gratidão, em nome das homenageadas. Primeiro agradecer a Deus por estarmos aqui nessa noite tão significativa para a literatura cearense. Minha gratidão ao presidente da Casa, vereador Salmito Filho, que foi meu colega de faculdade de Sociologia e hoje está nessa casa prestando relevantes serviços aos fortalezenses. Agradeço também os vereadores que aprovaram essa homenagem e em especial a nobre vereadora Priscila Costa pela iniciativa”, frisou.

Ela agradeceu ainda os familiares e os presentes e os pares da Academia por prestigiarem a noite especial. “Nossa gratidão ao presidente da Academia Maracanauense de Letras. Sinto-me honrada de estar junto com minhas amigas. Certamente não sou capaz de saber o que se passa no coração e na mente de vocês, mas vejo que essa homenagem é extensiva a cidade de Maracanaú, que tem nos dado muitas oportunidades de revelarmos o nosso talento. Homenagens são sempre bem-vindas, principalmente quando o homenageado está vivo para poder agradecer. Mas a homenagem também nos remete a ter mais responsabilidades e compromisso com a causa literária. Portanto peço as autoridades que olhem com mais carinho para a cultura, em todos seus segmentos, pois através dela podemos lutar para reduzir as desigualdades e as injustiças sociais, visando uma sociedade mais justa e igualitária!” concluiu.

No final da solenidade, a vereadora Priscila Costa aproveitou para comentar a proximidade do Dia das Mães, destacando a importância da data e ao mesmo tempo parabenizando todas as mães pelo carinho, dedicação e cuidado com as vidas que lhes são confiadas.

Nós da redação Patio Hype aproveitamos para parabenizar a todas as mulheres que se dedicam a atividade literária e que através da literatura e da educação, são peças importantes para a educação das gerações futuras!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *