10 séries para você assistir de acordo com o Emmy Awards
20 de setembro de 2017
E não é que estão processando Taylor Swift por plágio em Shake It Off??
20 de setembro de 2017

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta terça-feira (19), o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, para uma explanação da programação da Semana Nacional do Trânsito no Município de Fortaleza, que tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. As ações que integram a programação tem como foco a segurança dos cidadãos no trânsito e a diminuição do número de acidentes.

Durante o encontro, Arcelino ressaltou que o problema do congestionamento no trânsito vivido na cidade de Fortaleza é uma realidade mundial, muitas vezes ocasionada pelo uso de transporte individual. “Isso faz com que a gente identifique a necessidade do investimento em mobilidade urbana, pois além da perda de tempo que dos habitantes e da poluição ambiental, que geram impactos econômicos severos, há a questão dos acidentes. Acidentes que, muitas vezes, resultam em morte.”, disse.

O superintendente destacou, ainda, a redução do número de mortes por acidente de trânsito na cidade de Fortaleza por conta das ações que estão sendo desenvolvidas na mobilidade urbana. Muitas das nossas ações têm a intenção de diminuir o número de acidentes. Antes de tudo é importante pensarmos na vida do cidadão que está transitando e somente depois na fluidez do trânsito.”, explicou.

Arcelino evidenciou a importância de práticas voltadas ao transporte público e outras alternativas de mobilidade urbana que diminuam o uso de carros individuais. Dentre elas, destacou as faixas exclusivas, wi-fi e climatização para ônibus; o aumento de ciclofaixas; faixas de pedestre elevadas e compartilhamento de bicicletas e veículos elétricos.

Sobre a programação do evento, que iniciou domingo passado, dia 17, e terá seu término no dia 23 de setembro, destacou o passeio com mais de mil ciclistas; a implementação de uma área de convivência na cidade 2000, com apresentações artísticas e vários serviços para a população; o prêmio AMC de mobilidade urbana, um concurso realizado pela primeira vez para agraciar estudantes da rede pública municipal; campanha educativa para uso da faixa de pedestre; ciclo de conversa com a sociedade sobre o que seria o mundo ideal com relação ao deslocamento das pessoas na cidade e a diminuição do número de acidentes e a inauguração de três elementos para garantir a segurança no trânsito na Avenida desembargador Gonzaga: ciclofaixa, semáforo e estagio para pedestre.

O superintendente aproveitou ainda a oportunidade para convidar todos os fortalezenses a aderirem ao Dia Mundial sem Carro, que será celebrado no dia 22 de setembro. A data é comemorada mundialmente, em várias cidades do mundo todo, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.

E você? Como tem feito a sua parte para melhorar o trânsito em nossa cidade? Que tal aproveitar a data de 22 setembro e deixar o carro na garagem? A cidade e o planeta agradecem!:)

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *