Aberta votação popular do Prêmio Fortaleza Criativa 2015
28 de setembro de 2015
Estudo revela que casais economizam 50% a mais que os solteiros
28 de setembro de 2015

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE, em sua série Concertos Sinfônicos, apresenta-se nesta terça-feira (29), às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. No repertório, Carinhoso e Lamentos, de Pixinguinha com arranjos originais do autor, inéditos no Ceará, e mais,Suíte Retratos, de Radamés Gnattali, com o solista convidado, o bandolinista Jorge Cardoso. A regência é do maestro Alfredo Barros e a entrada é gratuita!

Neste concerto, a OSUECE também apresenta trabalhos desenvolvidos no Curso de Música da UECE. O bandolinista Pedro Madeira, aluno de Composição, fará o solo de sua Suíte Família, com a OSUECE e aOrquestra Popular do Nordeste – OPN, dirigida pelo próprio Pedro Madeira. O Grupo de Choro da UECE, dirigido pelo professor Pablo Garcia, apresentará arranjos de diferentes obras do repertório tradicional, comoMacha Turca, de W. Mozart, um bela roupagem para regional de choro.

 

Sobre a OSUECE

Criada em 2009, a OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem como diretor artístico e regente titular o prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Coordenador e professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

Concerto Sinfônico da OSUECE nopatio2

Sobre Jorge Cardoso

O bandolinista e compositor Jorge Cardoso estudou bandolim popular com os professores Elismar Pontes, Marco César e, em 2008, diplomou-se na Itália em bandolim clássico no Conservatório Giuseppe Verdi com o maestro Ugo Orlandi. Possui mestrado em musicologia pela Universidade de Brasília (2011). É doutorando na Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, eixo temático de ensino da Música. Pesquisa e dedica-se à música popular brasileira realizando palestras e concertos em vários países. O instrumentista possui carreira discográfica desde 1993 com CDs lançados no Brasil e no exterior.

GRUPO DE CHORO DA UECE

O grupo de choro é um projeto de iniciação artística dirigido pelo professor etnomusicólogo Pabro Garcia, cuja finalidade, além do  desenvolvimento de repertório do chorinho, é voltado para a criação de novas composições e arranjos originais para regional de choro.

Concerto Sinfônico da OSUECE nopatio3

ORQUESTRA POPULAR DO NORDESTE

A Orquestra Popular do Nordeste – OPN é um grupo formado por duas linguagens da música instrumental brasileira. Um quinteto de cordas, formação tipicamente erudita, com um grupo de música popular brasileira: choro, frevo, baião entre outros, num total de 12 instrumentistas. Foi criada pelo bandolinista Pedro Madeira, aluno de Composição do Curso de Música da UECE.

 

Serviço:

Concerto Sinfônico da OSUECE

Data: Nesta terça-feira, 29 de setembro

Hora: às 19h30

Local: Theatro José de Alenca – Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.

Entrada gratuita

Informações: (85)3101.2583. Facebook: Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *