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Ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, insônia e cansaço são apenas alguns dos sintomas sentidos pelas mulheres quando elas estão na menopausa. Apesar de ser é uma fase natural da vida de uma mulher,esse costuma ser um período difícil devido a série de alterações, especialmente hormonais, que o fim da menstruação provoca no organismo feminino.

Há uma série de tratamentos médicos para tratar e amenizar os desconfortáveis sintomas, como por exemplo a reposição hormonal e o uso de antidepressivos, mas a boa notícia é que há alternativas naturais, que incluem mudanças na dieta diária, para ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal e aliviar os efeitos indesejados da menopausa e nossa redação selecionou 4 delas, que são fáceis de encontrar e práticas para usar, por não possuírem quase nenhuma restrição ou contra-indicações. Vamos conferir?

1- ÓLEO ESSENCIAL DE SÁLVIA

Devido às suas propriedades estrogênicas, o óleo essencial de sálvia pode ser um bom remédio para ajudar a equilibrar os hormônios e aliviar as ondas de calor da menopausa. O modo de uso mais eficaz é através da inalação, mas você também pode diluir o óleo da sálvia a um óleo de massagem, como o de amêndoas, e massagear o abdômen.

2- SOJA

A soja é uma fonte natural de estrogênio. Alguns estudos também mostrar o seu potencial para aliviar dores musculares relacionadas à perda de estrogênio na menopausa. Já outro estudo de 2009 sugeriu que o consumo diário de produtos de soja pode efetivamente substituir os tratamentos hormonais holopáticos servindo para reduzir os sintomas da menopausa.

 

3- LINHAÇA

É uma fonte rica em fibras, que promove a regularidade do intestino, reduz o risco de cancro do cólon e da mama e reduz o colesterol. Também contém lignanas (outra forma de fitoestrogênio), que pode ajudar a equilibrar os estrogênios e aliviar os efeitos indesejados da menopausa.

4- MACA

Utilizada há milhares de anos por povos nativos do Peru, a maca é uma raiz benéfica a todo o sistema endócrino do organismo. Ela ajuda a equilibrar os hormônios, restaurar glândulas, e melhora a capacidade do corpo em lidar com o estresse de todos os tipos, incluindo alterações hormonais. A dosagem varia de produto para produto, portanto é melhor seguir as instruções da embalagem. A maca pode ser encontrada em pó e em cápsula, basta escolher a sua preferência.

 

Outra dica importante para aliviar os efeitos indesejados da menopausa é a pratica de exercícios físicos. Ele pode até não ajudar a reduzir as ondas de calor, mas certamente vai ajudá-la a se sentir melhor. Mulheres que se exercitam regularmente tendem a se sentir melhor no geral, tanto física como mentalmente.

Fotos:Reprodução.

1 Comentário

  1. Renata Motta disse:

    Muito boas dicas!! Alimentação saudável é tudo de bom!!!

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