Algumas das estátuas de cera mais esquisitas feitas pela Madame Tussauds
29 de julho de 2020
Os 5 melhores aplicativos para monitorar o seu ciclo menstrual!
29 de julho de 2020

Conheça 7 doenças que se manifestam pela boca e aprenda a identificar sintomas!

As frequentes consultas a um cirurgião-dentista pode não só deixar você com os dentes saudáveis e com o sorriso perfeito, mas também pode diagnosticar doenças que se manifestam pela boca.

Apesar de ser uma prática desconhecida para muitos, algumas doenças resolvem apresentar seus primeiros sinais com, feridas na boca, aftas, verrugas, entre outros. Esses são apenas alguns sintomas que podem revelar, que o seu organismo não está tão saudável como você imagina.

Por essa razão, o Pátio Hype separou sete doenças que mostram seus sintomas pela boca. Para saber como identificar e ficar atento a esses indícios. É só descer e conferir, com maior clareza, os detalhes.

1.Leucemia

A leucemia é o câncer dos tecidos formadores do sangue e tem início na medula óssea. Dentre os sintomas estão sangramentos fácil, ou hematomas, e com o crescimento generalizado da gengiva, são possíveis identificar os sangramentos involuntários com maior facilidade do que antes.

2.AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, SIDA, em inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome, AIDS, é causada pelo vírus HIV, que prejudica a capacidade do organismo em combater infecções. A doença que pode ser transmitida pelo sangue, fluídos vaginais ou sêmen, tem sintomas na região da boca, como: gengiva inflamada, placas ou linhas brancas na lateral da língua, candidíase (placas brancas que são retiradas por raspagem), aftas nas mucosas internas, gengiva, línguas, amígdalas e nos lábios.

3.Diabetes

A diabetes são doenças que resultam em altos níveis de açúcar no sangue, ou seja, muita glicose na corrente sanguínea. Existem três tipos mais comuns, dentre eles: diabetes tipo dois, atinge a maneira como o corpo processa a glicose, diabetes tipo um, o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina, pré-diabetes, alto nível de açúcar no sangue, porém ainda não é está classificada como diabetes tipo dois. E diabetes gestacional, em que grande número de açúcar no sangue atingem as gestantes. É possível identificá-la pela boca ao sentir o hálito cetônico, mau hálito comparado ao cheiro de frutas velhas. Além da gengivite também se manifestar.

4.Doenças Autoimunes

Bom, para começar, doenças autoimunes são enfermidades em que o sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo. Alguns exemplos são o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Pénfigo vulgar e Penfigóide benignos das membranas mucosas, que apresentam feridas abertas na boca, causando dor e incômodo.

5.HPV

O Human Papiloma Virus, HPV, é uma infecção, transmitida sexualmente, que causam verrugas em várias partes do corpo da pessoa infectada. A doença já possui vacina e pode se tornar um câncer de colo de útero, caso não seja avaliada por um médico o quanto antes. As verrugas podem se manifestar, inclusive, dentro da boca.

6.Anemia

A anemia significa que o sangue não está com glóbulos vermelhos saudáveis, ou glóbulos vermelhos disfuncionais, suficientes no seu organismo. Tendo como consequência a falta de oxigênio no seu corpo. Alguns dos sintomas são tonturas, falta de ar, palidez e quando se trata da boca, a sua língua passa perder o brilho e a ficar menos áspera, sendo cada vez mais “careca”.

7.Sífilis

A sífilis, assim como a AIDS, HPV, entre outras, é uma doença transmitida sexualmente. Infecção bacteriana que tem início a partir de uma ferida indolor na genitália, na boca ou no reto. Em seguida, se não identificada e tratada, passa a ser uma erupção cutânea e tendo consequências ainda piores para o cérebro, olhos, coração ou nervos. Por isso, se você observar alguma ferida na boca com longo período para cicatrização, consulte um médico imediatamente. Pois pode resultar em placas vermelhas e úlceras.

Realizar exames cotidianamente pode evitar que doenças, como as citadas acima, se agravem. Porém mais importante do que ter essa atitude, é prevenir essas enfermidades. Use camisinha para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, Ok? E em caso de dúvidas, consulte um médico.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *