Projeto “Enel Compartilha Animação” abrirá o 28º Cine Ceará
14 de junho de 2018
10 maiores micos fora dos campos na história das Copas do Mundo
14 de junho de 2018

Conheça a misteriosa história do quadro com o menino chorando

Algumas obras de arte são, no mínimo, intrigantes. Por exemplo, a Monalisa… O que será que Leonardo Da Vinci estava querendo passar com o quadro? Quem foi a modelo? O que quer dizer aquele enigmático sorriso? Infelizmente, nem sempre teremos todas as respostas para este tipo de pergunta quando o assunto é arte. Porém, o misterioso quadro com o menino chorando tem uma série de histórias bizarras por trás…

A obra Quadro com o Menino Chorando foi pintado pelo italiano Giovanni Bragolin. Durante a década de 80, com a ascensão do mistiscismo e das chamadas “mensagens subliminares”, ele acabou ficando em evidência entre os mais crédulos, e virou lenda urbana. Tudo porque as pessoas queriam saber qual era o segredo por trás das lágrimas daquele garotinho da pintura…

Giovanni Bragolin, na verdade, se chamava Bruno Amadio, e era famoso por suas pinturas de crianças tristes e/ou chorosas. Segundo uma das versões da lenda na Inglaterra, conta-se que o famoso quadro era o retrato do filho do próprio Amadio. O menino teria medo do fogo e, para fazê-lo chorar, o pintor segurava um fósforo aceso perto de seu rosto.

Giovanni Bragolin e uma de suas crianças chorosas…

Por infelicidade do destino, o garotinho teria morrido pouco depois da obra ser finalizada. A morte teria ocorrido devido a um terrível incêndio na casa do pintor. O retrato do menino chorando se popularizou e passou a ser produzido em série na Inglaterra. Porém, misteriosamente, diversos incêndios foram registrados no País e apenas a imagem do menino era resgatada intacta. Vários tabloides divulgaram essa lenda, que se consolidou em todo o Reino Unido.

Porém, há outras versões dessa história. Algumas contam que Bragolin teria feito um pacto com o demônio para conseguir fama. Porém em vez de vender a própria alma, teria vendido a de quem comprasse seus quadros.

Há ainda uma versão que aponta que as crianças retratadas nos quadros do artista parecem estar mortas, e aparecem muitas vezes com as pupilas dilatadas. O pintor, inclusive, teria dito em entrevistas que isso se deve ao fato dele usar crianças falecidas como modelo. E também há a história que conta que Bragolin usou crianças de um orfanato como modelo e, pouco depois, todas faleceram após o orfanato pegar fogo. E existem ainda outras variações da lenda, como a de que ele sonhou com 27 crianças, ou que eram crianças encomendadas a Satã e afins…

Dizem, inclusive, que o próprio pintor fez um apelo ao público pedindo que quem tivesse qualquer obra sua a destruísse. O problema é que Bragolin (ou Amadio) viveu entre 1911 e 1981, ou seja, é muito difícil resgatar qualquer entrevista ou registro de que ele, de fato, tenha feito tais afirmações sobre sua obra.

Tem quem veja, por exemplo, uma mão enforcando a menina no quadro abaixo.

O que você vê? E nas demais imagens dessa matéria? O que acham do quadro do menino chorando? Outras obras do pintor podem ser vistas AQUI também!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *