Ideia Certa – Campanha da Assembleia Legislativa destaca importância do aleitamento materno
6 de agosto de 2019
Yves Saint Laurent – 15 curiosidades sobre o estilista francês
6 de agosto de 2019

Conheça o ScapCine, uma plataforma de streaming dedicada ao cinema nacional

Que o Netflix mudou a forma como as pessoas consomem conteúdos via streaming, isso todo mundo já sabe. Que ele também domina esse mercado, tampouco é novidade. E que ele oferece uma quantidade até boa de conteúdo nacional, também não é segredo.

Porém, outra coisa que é de conhecimento público é que os filmes nacionais não tem a mesma divulgação dos estrangeiros. E que é preciso batalhar muito para colocar uma produção brasileira em destaque. Então, por que não criar uma plataforma dedicada à produção nacional? Pois ela já existe e foi criada por um cearense! Conheça o ScapCine!

Inicialmente chamado SnapCine, ele foi criado por Philipe Ribeiro. Para ele, “o principal gargalo do cinema nacional não é o conteúdo nem a tecnologia. Hoje as produtoras brasileiras produzem filmes e séries de qualidade com reconhecimento nos maiores e melhores festivais de cinema, assim como obras com grande sucesso de bilheteria. Entretanto, os filmes brasileiros representam uma parcela muito pequena tanto nas salas de cinema como nas plataformas de vídeo sob demanda.”

E foi a partir dessa observação que ele resolveu fazer algo para preencher essa lacuna. “Vimos uma oportunidade de criar um serviço inovador que preenchesse essa lacuna que o mercado ainda não apresentou ao grande público. E estamos focando nossos esforços para que todo brasileiro(a), independente da origem e da condição social, tenha acesso a um conteúdo audiovisual nacional de qualidade e que esse acervo contribua para a formação crítica de cada um, pois acreditamos que grandes filmes e pessoas motivadas podem mudar o mundo.”

Como funciona?

Hoje chamado ScapCine, o site funciona de forma semelhante ao Netflix. Porém, ao contrário deste, parte do catálogo é disponibilizado de forma gratuita aos usuários. Porém há partes que, para ter acesso é necessário pagar. “O ScapCine tem sido bem aceito pelo público, que não encontrava conteúdo nacional com diversidade de temas e estéticas nas salas de cinema e que tinha dificuldade de acessar em um só lugar um amplo acervo de todas as épocas (temos filmes de 1920!) e durações (curtas, médias, longas e séries)”, conta Ribeiro.

Além de beneficiar os espectadores, os produtores de conteúdo também enxergam grandes oportunidades no ScapCine. Afinal, é uma forma dos cineastas exibirem suas produções em todo o país e ainda conseguirem uma renda extra. “Tivemos, desde o lançamento, o cuidado de catalogar todo o acervo por estado. Ou seja, estamos fortalecendo as cenas locais e propiciando que os usuários possam ver filmes que foram produzidos por seus conterrâneos – se identificando com as histórias – e, ainda, conhecer lugares dos quatro cantos do país por meio da fotografia das obras catalogadas.”

Agora é só baixar o aplicativo, se cadastrar e aproveitar tudo de bom que as produções nacionais têm a oferecer! E se você ainda é daqueles que tem preconceito com o cinema nacional, AQUI tem uma lista com excelentes filmes para acabar com essa ideia preconcebida já!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *