Bonequinha de Pano na CAIXA Cultural
9 de outubro de 2017
5 documentários paranormais para você assistir este mês
9 de outubro de 2017

Conheça o “Te Orienta Bixa!”, app cearense para ajudar contra a LGBTfobia

o Te Orenta Bixa!Já dizia Arnaldo Jabor que o mundo hoje é travesti. Bem, estando ele certo ou não, o fato é que, felizmente, cada vez mais pessoas têm sentido coragem de admitir sua sexualidade – seja ela qual for. Afinal, ninguém tem nada a ver com isso, não é mesmo? Ou pelo menos não deveria ter.

Porém, infelizmente,o que ainda vemos com grande frequência no País são os inúmeros casos de LGBTfobia. São ataques violentos e discriminação de gays, lésbicas, transgêneros, travestis e afins. Pensando nisso, uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram o Te Orienta Bixa!. Trata-se de um aplicativo que visa exatamente combater todo e qualquer tipo de LGBTfobia.

Te Orienta Bixa! nasceu como projeto da disciplina Projeto Integrado, do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Trata-se de um app no qual os usuários poderão indicar em um mapa os locais, datas e horários nos quais sofreram qualquer tipo de agressão – seja ela física, verbal ou discriminatória.

Com os dados mostrados, será possível ver os pontos da cidade com maior índice de LGBTfobia. Por enquanto, o caráter do aplicativo é informativo, porém seus criadores pensam em transformar os relatos em denúncias e levá-las às autoridades.

Dados da LGBTfobia

Somente no Ceará, em 2017, foram registradas 12 mortes de travestis. De acordo com dados do site Homofobia Mata, alimentado diariamente pelo Grupo Gay da Bahia, somente neste ano foram registrados 303 casos de mortes de pessoas LGBT no Brasil. Os números são alarmantes.

Através do app Te Orienta Bixa!, além de relatar as agressões sofridas, o usuário também terá a disposição informações sobre leis sobre LGBTfobia, casamento, discriminação, violência, família e afins, além de um glossário com termos importantes para o meio.

Que a ideia se espalhe e o preconceito acabe! O Te Orienta Bixa! está disponível, por enquanto, apenas para dispositivos Android.

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *