5 passos para conseguir a disciplina no trabalho!
17 de outubro de 2019
As 5 bolsas de luxo mais desejadas do verão 2020
17 de outubro de 2019

Conheça o trabalho de mulheres cegas que ajudam a prevenir o câncer de mama na Colômbia

Estamos no mês de conscientização sobre o câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. Ainda hoje, esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo – e também, o mais letal. Sendo assim, é de extrema importância a detecção precoce para evitar consequências mais graves e o risco de morte. E para isso, na Colômbia, uma iniciativa tem contado com o apoio de mulheres cegas para ajudar na prevenção ao câncer.

Trata-se do projeto Manos que Salvan Vidas (ou Mãos que Salvam Vidas, em português), idealizado por um ginecologista alemão. É sabido que deficientes visuais costumam ter os demais sentidos bem mais aguçados e, dentre eles, o tato. E é justamente essa hiper sensibilidade que faz com que essas mulheres cegas consigam ajudar na detecção precoce de caroços e nódulos que possam passar despercebidos por médicos e pelas próprias pacientes.

Claro que essa não é a única ferramenta utilizada na prevenção ao câncer de mama. o autoexame ainda é uma das mais importantes ferramentas para se diagnosticar precocemente a doença. Porém, a ajuda dessas mulheres cegas complementa exames como a mamografia e ajuda ginecologistas e oncologistas a detectarem indícios de câncer de mama principalmente em mulheres mais jovens.

Em se tratando na prevenção e diagnóstico precoce do câncer,qualquer ajuda é bem vinda! Bem que esse projeto poderia se espalhar para mais países!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *